#277. 1 Samuel: O Pedido a Deus

Espalhe este texto!

#277. 1 Samuel: O Pedido a Deus

O que faz um líder submisso à vontade soberana do Senhor dos Exércitos?

A primeira parte do livro de Samuel retrata a transição do governo parcial dos juízes para uma monarquia hereditária em Israel. Reis esses que mesmo sendo designados por Deus, podem agir com imparcialidade e injustiça, da mesma forma que outros reis humanos. Enquanto isso, mais uma vez na Bíblia, vemos Deus escolher improváveis para conferir-lhes missões extraordinárias e mostrar Seu poder:

Samuel: filho de uma mulher estéril, Samuel se tornou um proeminente profeta da história de Israel.
Saul: oriundo da menor família da menor tribos de Israel, Saul foi o primeiro rei de Israel.
Davi: o jovem pastor de ovelhas, o menor da sua casa, Davi foi considerado pelo próprio Deus como um homem segundo o Seu coração. É tido como o mais importante rei da história de Israel.

Além desses três personagens (embora foque mais especificamente nas histórias do profeta Samuel e do rei Saul), 1 Samuel também traz trechos da vida de outro personagem importante nessa trama: o sacerdote Eli, alguém cujos filhos vivam em demasiado pecado e desonra diante de Deus e dos homens, mas que não foram exortados pelo pai.

Líderes segundo o coração de Deus abençoam outros!

Dito isso, dentre várias lições valiosas contidas em 1 Samuel, destacamos o tema da liderança (muito presente neste livro), visto que, como supracitado, é nas páginas de Samuel que vemos a instituição da monarquia em Israel. No ínterim das histórias de Eli, Samuel, Saul e Davi, podemos aprender que um líder que lidera segundo a vontade de Deus:

1. Deve ser fiel e leal ao Senhor. Os reis de Israel deveriam ser os representantes terrenos do reinado de Deus sobre Israel, liderando, assim, o povo na obediência a Ele (1Sm 2:35).

2. Não pensa como qualquer outro líder que acredita estar acima da lei e que pode agir da forma que quiser. Mesmo com um líder entre o povo – no caso de Israel, um rei – é sempre Deus quem está na frente de cada batalha concedendo vitórias ao Seu povo. Saber disso é demasiadamente importante! (Vamos falar mais a respeito em 2Sm.)

3. É paciente e sabe quais são suas atribuições. Não se atreve a fazer o que não é da sua competência e não culpa outros pelas faltas que, na verdade, são suas (1Sm 13 e 1Sm 15:19-21).

4. Teme diante da Presença de Deus e não A tem como um simples objeto de sorte (1Sm 4:1-10).

5. Está sempre em intercessão e oração pelos seus, reconhecendo que nunca foram seus méritos, e, sim, a forte mão do Senhor (1Sm 7-8; 12).

6. Apresenta seus pedidos e os pedidos dos liderados a Deus em oração, buscando obedecê-Lo (1Sm 15).

7. Mesmo enfrentando problemas, instrui e serve a outros, ainda que sabendo que eles podem falhar (1Sm 10:5 e 1 Sm 23:1-10).

8. Obedece a Deus por inteiro, não pela metade (1Sm 15).

9. Fala o que precisa ser falado e faz o que precisa ser feito, sem se importar em agradar a outros quando o propósito é agradar a Deus. Não deixa de corrigir a quem deve ser corrigido, sem se mostrar complacente com o pecado (1Sm 2:12-17, 27-36; 15).

10. Está sempre andando prudentemente e cheio do Espírito Santo ao invés de tomar atitudes precipitadas que colocam a vida dos seus em risco (1Sm 18:14 e 1Sm 14:32).

A primeira parte do livro de Samuel termina com o relato da morte de Saul. A segunda parte dá continuidade aos relatos da vida de Davi, mas isso fica para o nosso próximo texto!

Referências:

(1) FEE, Gordon; STUART, Douglas. Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 2013.

(2) Site Desfazendo Contradições - www.dc.golgota.org.
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.