#276. Rute: A Lealdade

Espalhe este texto!

#276. Rute: A Lealdade

Algo muito maior estava por vir, entretanto era necessário assumir riscos e amar ao Senhor acima de tudo.

O livro de Rute fala sobre pessoas que permaneceram fiéis ao Senhor durante o atribulado tempo dos juízes e do imenso cuidado e provisão de Deus ao dar a Israel um rei segundo o Seu coração. Como já se pode perceber, se em Juízes é retratada uma baderna sem igual no meio dos israelitas, os três personagens principais do livro de Rute são descritos como pessoas obedientes e leais à aliança que Deus fez com Israel:

Rute é uma estrangeira moabita que após a morte de seu esposo, escolhe seguir o Deus de Israel, tornando-se, assim, parte do Seu povo. Embora Rute não fosse nativa de Israel, ela demonstrou amor e lealdade de uma forma tal que muitos dos israelitas daquela época não demonstravam. Já Boaz é um homem de caráter irrepreensível. Sendo ele nobre e íntegro, Boaz é o retrato de um verdadeiro homem de Deus. Ambos agem de modo a favorecer Noemi, a sogra de Rute, sem pensarem em seus próprios benefícios e arriscando suas vidas para tal (atitudes contrastantes com aquelas tidas pela outra nora de Noemi – Orfa – e pelo outro parente próximo de Elimeleque). Tanto Boaz quanto Rute são pessoas cujo caráter deve ser imitado por nós.

Rute: A Lealdade

Essas três pessoas, de fato, amavam ao Senhor mesmo num tempo em que cada um fazia o que era bom aos seus próprios olhos. Isso é demonstrado pela forma como eles vivem e como tratam as pessoas. Observe, por exemplo, o modo como Boaz trata os ceifeiros e o respeito e a gentileza sem igual que ele tem ao lidar com Rute. Veja também a forte determinação que Rute manifestou ao abrir mão de tudo em sua terra natal para seguir ao Senhor e não desamparar sua sogra. Noemi, por sua vez, saiu do sofrimento em uma terra estrangeira e experimentou, de fato, o cuidado do Senhor em sua pátria, em Belém de Judá. Ela como uma israelita que conhecia ao Deus que servia, sabia das ordenanças referentes às espigas deixadas para os mais pobres (Lv 23:22), ao parente-resgatador e às heranças (Lv 25:25-27,47-49; Dt 25:5-6).

O mais épico do livro de Rute é ver Deus usando a vida dessas pessoas admiráveis, incluindo os problemas e as virtudes que cada um deles tinha, para algo muito, muito maior! Veja Ele trazendo Rute e Noemi de volta para Israel após um período de sofrimento nas terras de Moabe. Veja Ele providenciando um encontro entre Rute e Boaz; veja Ele concedendo sabedoria a Noemi e coragem a Boaz a fim de que ele fizesse o que deveria ser feito e Rute fosse resgatada (essa ação de Boaz serve como um prenúncio do maravilhoso resgate que temos em Cristo, aliás, o filho da união entre Boaz e Rute foi avô do rei Davi, o que automaticamente faz com que nosso amado Jesus seja descendente desse lindo casal!

E aí? Deus não é mesmo, muito, muito bom?! =]

Referências:

(1) FEE, Gordon; STUART, Douglas. Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 2013.

(2) FERNANDES, Yuri. Rute, Boaz e uma história de amor, 2017. Disponível em: <https://ultimato.com.br/sites/jovem/2017/06/08/rute-boaz-e-uma-historia-de-amor-maior/>.
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.