Deus
exalta e Deus humilha. Existem consequências para tudo, seja para a retidão ou para
os desvios. E nós? O que estamos dispostos a enfrentar pelo chamado de servir
ao Senhor? Confronto ou conforto?
O livro de Jeremias traz histórias
paralelas àquelas descritas nos capítulos de 2 Reis: Judá estava sendo infiel
ao Senhor, e isso implicaria em sua destruição. Particularmente, arrisco dizer
que ao lado de Juízes, Jeremias é um dos livros mais soturnos da Palavra. São
tristes os relatos de impenitência do povo – expressos em sua máxima no capítulo
2 –. Some a isso as afrontas que Jeremias vivenciou por proclamar a mensagem do
Senhor: ele constantemente era ameaçado, ignorado, ferido e humilhado (veja os
capítulos 20, 26, 28, 36-38 e o versos 15-19 do capítulo 44). Com tudo isso,
Jeremias nos ensina que por mais que se
ame um povo ou uma terra, o mais importante é amar ao Senhor e fazer o que Ele
nos pede, independentemente das consequências que servi-Lo fielmente pode nos
causar.
“Mas, se eu digo: “Não o mencionarei nem mais falarei em seu nome”, é como se um fogo ardesse em meu coração, um fogo dentro de mim. Estou exausto tentando contê-lo; já não posso mais! E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal. De maneira que em nós opera a morte, mas em vós a vida.” – Jeremias 20:9 (NVI) + 2 Coríntios 4:11-12
Como supracitado, ao ler Jeremias de forma
paralela a 2 Reis, você notará que Jeoaquim, Zedequias e Joaquim –
respectivamente filhos e neto de Josias (o último rei justo de Judá) –
governaram por um curto espaço de tempo sob ameaça babilônica e uma constante
recorrência de socorro ao Egito. É nesse contexto político que Jeremias tinha a
missão de anunciar aos reis de Judá e a todo o povo em geral que Jerusalém
seria tomada e destruída por conta de sua idolatria, incredulidade e
sincretismo. Essa mensagem anunciada pelo profeta refletia os pilares da
aliança que Deus fez com o povo em Deuteronômio: se o pacto fosse violado,
sérias consequências resultariam de tamanha apostasia e elas vieram.
O juízo de Deus para com o povo era certo.
Por ser um Deus zeloso e fiel à Sua Palavra, Ele não toleraria tamanha
idolatria e mistura. Mas Ele também é Deus de misericórdia, agindo com amor
para com Seu povo: é aqui que Jeremias, usado pelo Senhor, conclama o povo a
aceitar o exílio na Babilônia, visto que havia um propósito nisso tudo (e mesmo sem entender, o povo deveria
confiar que a vontade soberana do Senhor é sempre a melhor), afinal Ele
prometera que os traria de volta, prometendo-lhes um futuro de paz (leia os capítulos 29-35, esse último com um
baita exemplo de obediência!).
No final do livro, Jeremias também proclama
juízos contra outras nações, entre elas o Egito, alguns inimigos históricos de
Judá e a própria Babilônia (a destruidora também seria destruída). No último
capítulo, um epílogo conclui com a realização do que Jeremias havia
profetizado: Zedequias, o rei que ignorou a mensagem do profeta, morreu;
Joaquim, o rei que deu ouvidos à Palavra, mesmo na prisão, continuou vivo,
aposentado e Observe como esse epílogo histórico final serve para justificar
Jeremias como profeta. O rei que rejeitou as palavras dele morre em ignomínia (52.6-11);
o rei que as aceitou, ainda que em outra terra que não a sua, continuou a viver
de maneira honrosa até o fim de sua vida.
A restauração final do povo de Deus também
foi profetizada por Jeremias: o Renovo justo de Davi “reinará e prosperará, e
praticará o juízo e a justiça na terra” (Jeremias 23:5) é o “Leão da tribo de
Judá, a raiz de Davi, que venceu” (Apocalipse 5:5). Sim! Ele, o Senhor dos
Exércitos, o Rei Jesus que voltará para resgatar o Seu povo e nos levará para a
Sião restaurada, lugar onde encontraremos com Ele face a face! \o/
REFERÊNCIAS:
Fee, G., & Stuart, D.
(2013). Como ler a Bíblia livro por
livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.
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