#331. Hebreus: A Supremacia de Jesus

Espalhe este texto!

#331. Hebreus: A Supremacia de Jesus

Fixe teus olhos em Jesus! Ele é maior que tudo e todos!

O livro de Hebreus é sublime, é magnífico, é surreal... é épico! O autor dessa carta enfatiza a manifestação de Deus por meio de Seu Filho, Jesus, de modo tal que os leitores aprendam que abandonar a Cristo é o mesmo que abandonar a Deus. E, em contraste a isso, somos instruídos a confiar plenamente em Jesus – nosso sumo sacerdote e intercessor – afinal é por meio de Seu sacrifício que temos acesso imediato à Presença de Deus e somos salvos.

Didaticamente, a carta aos hebreus pode ser dividida em três partes, a saber:

Parte 1 – A supremacia do Filho de Deus (Hb 1:1 – 4:13)

A primeira parte do livro de Hebreus trata da superioridade de Cristo – sobre os anjos, sobre os patriarcas, sobre as tradições antigas, sobre Moisés e sobre Josué. Por Sua encarnação, Jesus – nosso misericordioso sumo sacerdote, o Filho pré-existente e exaltado – se identificou conosco e, por meio de Seu sofrimento, efetuou nossa salvação.

Dito isso, ainda na primeira parte de Hebreus, o autor exorta seus leitores a não apresentarem incredulidade – fato que impediu o povo do primeiro Êxodo de perseverar fielmente em seguir ao Senhor. Veja também que já no início da carta (Hb 1:1), somos lembrados de que Deus tem falado conosco por meio de Jesus, logo podemos crer absolutamente nEle e ter certeza de toda a Palavra de Deus – o que envolve, com toda a certeza, a supremacia do Filho de Deus sobre tudo e todos! 

“Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.” – Hebreus 2:3; 3:12-14

Parte 2 – A supremacia do sumo sacerdócio do Filho (Hb 4:14 – 10:18)

A segunda parte discorre sobre a supremacia do sumo sacerdócio de Jesus, sobre como o Filho de Deus executou Seu sacrifício perfeito – que nos purifica e nos redime de modo cabal – em um santuário perfeito, uma única vez, tudo isso baseado na nova aliança profetizada no Antigo Testamento (na verdade, o livro de Hebreus, de modo integral, é repleto de referências ao Antigo Testamento).

Entremeado a essa argumentação, o autor apresenta duas advertências e um encorajamento aos seus leitores, respectivamente, no tocante ao esfriamento espiritual (Hb 5:11-6:3), à apostasia (Hb 6:4-8) e a confiar nas promessas infalíveis de Deus (Hb 6:9-20), o que ressalta, deveras, o quão importante é estar firme em Cristo – o qual nos dá acesso direto ao Pai! 

“Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.” – Hebreus 9:26-28

Parte 3 – Exortação final à perseverança: advertência, encorajamento, exemplo, instrução e prática (Hb 10:19 – 13:25)

Após lermos os épicos argumentos apresentados até então pelo autor da carta aos Hebreus, somos instados a perseverar em seguir fielmente ao Senhor, usando a fé para manter nossa esperança firme em Deus e não recuar, mesmo que não vejamos promessas se cumprirem ou enfrentemos adversidades, aflições e provações; a viver em santidade e aceitar as correções que o Senhor, como um Pai amoroso, aplica em Seus filhos; a encorajar uns aos outros e agir com amor, sem deixar de se reunir com os irmãos na fé. 

“Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.” – Hebreus 10:19-23

Jesus é Superior! - Um estudo do livro de Hebreus

Mais uma vez: use a fé constantemente e persevere em seguir ao Senhor! Tudo se resume a Jesus – Ele, que é o assunto principal da Palavra de Deus –, visto que o Antigo Testamente diz que Ele viria, e o Novo Testamente nos afirma que Ele veio! Glória ao Seu Nome hoje e eternamente! \o/

REFERÊNCIAS:
Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.