#330. Filemon: O Perdão

Espalhe este texto!

#330. Filemon: O Perdão

É importante viver segundo os princípios ensinados por Jesus, aplicando ao nosso cotidiano o que o Evangelho nos ensina. Ao termos ciência do que Cristo fez por nós, somos impelidos a falar do Seu perdão e perdoar, a ser canais de Sua graça e amor, mostrando Deus em tudo o que fizermos.

Um dos menores livros da Bíblia tem muito a nos ensinar! Para tanto, vamos tentar entender, minimamente, o contexto no qual o apóstolo Paulo escreveu a Filemon: diferente da captura de escravos baseada em questões raciais, como a que ocorreu na história americana e europeia, a escravidão no mundo greco-romano durante o primeiro século baseava-se na economia e no nascimento, de forma tal que nem mesmo os escravos domésticos tinham direito algum sob as leis de Roma, logo eles podiam ser tratados pelos seus senhores da forma que esses bem quisessem.

Quantos aos personagens, além de Paulo, o autor da carta, figuram no décimo-oitavo livro do Novo Testamento, Filemon (a quem Paulo destinou essa epístola) e Onésimo (o escravo de Filemon que havia fugido, mas conheceu o Evangelho e se converteu a Cristo e, agora, temia ser punido por seu senhor ao reencontrá-lo).


Filemon e Onésimo: O Perdão!

Dito isso, destacamos aqui que tanto Filemon quanto Onésimo já não eram mais senhor e escravo, e, sim, irmãos na fé. E é sabendo disso – e do poder épico que o Evangelho tem – que Paulo escreve a Filemon pedindo-lhe que perdoe Onésimo por sua fuga e por qualquer outro crime que ele possa ter cometido e o aceite de volta como um irmão em Cristo, como supracitado.

Uma das coisas mais sublimes no livro de Filemon é a forma como Paulo intercede por Onésimo: com amor e humildade, sem apelar para sua autoridade de apóstolo. Agindo assim, ao mediar um conflito incentivando o perdão, a misericórdia e a bondade, Paulo imita a Cristo, assumindo uma dívida que não é sua!

“E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe isso à minha conta.” – Filemon 1:18

Deveras, Filemon, de fato, nos ensina a viver de acordo com o Evangelho – uma experiência de transformação de dentro para fora, operada pelo Espírito Santo – seja em qual circunstância for. Essa mudança de caráter é muito mais importante do que qualquer mudança que possa ser feita em âmbitos externos que visem nos moldar e nos fazer caber em um mundo que não é nosso.

“Paulo não incitou uma revolta de escravos contra seus senhores. Nesta epístola, como em outras, ele ensinou cada pessoa a servir a Deus, independente da sua circunstância. Paulo ensinou que servos fossem dedicados e fiéis, que senhores fossem generosos e bons, que mulheres casadas fossem submissas e que homens casados tratassem a própria mulher com respeito e dignidade. Quando a posição em si não envolvia a prática do pecado, não havia motivo de mudar ou procurar uma saída da circunstância. O livro de Filemom nos ajuda a entender a natureza da revolução espiritual que Jesus procura. Ele não pediu para os cristãos derrubarem governos ou destruírem todas as convenções econômicas. Ele pediu que vivessem no mundo sem participarem do pecado que domina o mundo (1 João 5:18-19; Tiago 1:27).” – Allan (2013)


Referências:
Allan, D. (2013). Filemom: Seja Fiel na Sua Circunstância. Fonte: Estudos Bíblicos: https://estudosdabiblia.net/jbd161.htm

Conegero, D. (2016). Epístola de Paulo a Filemon. Fonte: Estilo Adoração: https://estiloadoracao.com/epistola-de-paulo-filemom/

Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.

Galvão, S. E. de M., Jr. (2009). Visão Geral da Carta a Filemon. Fonte: Biblioteca Bíblica: https://bibliotecabiblica.blogspot.com/2009/04/visao-geral-da-biblia-carta-filemon.html

Introdução dos Livros da Bíblia - NT. (2014). Fonte: Educando com a Tia Mara e Cia: https://educandocomatiamaraecia.blogspot.com/2014/12/introducao-dos-livros-da-biblia-nt.html
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.