#329. Tito: A Boa Obra

Espalhe este texto!

#329. Tito: A Boa Obra

Os filhos de Deus devem representá-Lo legitimamente neste mundo mal, comportando-se como tais onde quer que estiverem, seja no escuro ou no claro, dentro ou fora das paredes do templo.

A epístola enviada pelo apóstolo Paulo a Tito é bem parecida com a primeira carta remetida a Timóteo: há uma relação das qualificações apropriadas para os líderes da igreja, instruções sobre como proceder com idosos, jovens e servos, além de denúncias dos falsos mestres. O lance é que, enquanto Timóteo precisava cuidar da igreja em Éfeso, Tito estava incumbido de organizar a igreja em Creta. Fato também é que, em ambos os casos, os falsos mestres gostavam da polêmica, de grandes discussões e do dinheiro. Eles eram homens amantes de si mesmos que, aparentemente, usavam a Lei para promover práticas ascéticas – a grosso modo, uma crença numa espécie de “purificação” obtida por não se envolver com determinados prazeres –, enganando, assim, os incautos.

Nesse caso, em contraste com os falsos mestres, a missão de Tito, como cristão e como líder da igreja (o que se estende ao povo de Deus como um todo), é viver pela graça, agindo com bondade e benignidade (veja Tt 1:8,16; 2:7,14; 3:1,8,14).

”Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.” – Tito 2:7-8

As grandes ênfases em fazer o bem encontradas na carta a Tito estão diretamente ligadas à graça. Conhecer a Cristo e ser salvo pela graça gera em nós um desejo de agirmos como Jesus agiu e de realizarmos o bem, sem se esquecer, claro, que isso não nos torna mais “dignos” de salvação, afinal estar em paz com Deus depende única e exclusivamente da graça – não do que fazemos ou deixamos de fazer, e, sim, do que Jesus fez!

“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo; o qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.” – Efésios 2:11-14

Amar a Deus e ao teu próximo, não esqueça!

Em Tito, fazer o bem é algo que deve acontecer, principalmente, para com os de fora, de forma tal que, com nossas ações, devemos mostrar Deus a um mundo desesperado, corrompido e sem esperança, visto que já fomos, um dia, uma dessas pessoas que carecia conhecer o Criador mais de perto – e louvado seja Ele que nos fez renascer por meio da graça de Cristo e da obra de redenção efetuada pelo Espírito Santo! E, sim, Ele está agindo no mundo e conta conosco nessa grande empreitada!

“Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que creem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens. E os nossos aprendam também a aplicar-se às boas obras, nas coisas necessárias, para que não sejam infrutuosos.” – Tito 3:8,14

Referências:
Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova. 
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.