#328. 2 Timóteo: A Fidelidade

Espalhe este texto!

#328. 2 Timóteo: A Fidelidade

Independentemente de circunstâncias adversas ou agradáveis, frustrações, decepções ou seja lá o que for, seja fiel ao Senhor até o fim custe o que custar! Toda a corrupção do mundo terá fim, e aqueles que são, verdadeiramente, de Deus serão salvos e estarão com Ele para sempre!

Sabendo que sua partida deste mundo estava próxima, o apóstolo Paulo, como um pai que quer o bem de seu filho, estava preparando Timóteo para os tempos difíceis que sobreviriam. Sabendo que Deus sempre lhe ajudou, Paulo estava certo que o Senhor também guardaria o jovem Timóteo. Por isso ele escreve sua segunda carta ao seu filho na fé, apelando para que o jovem líder se mantivesse fiel a Cristo e ao Evangelho até o fim.

O convite feito a Timóteo – e a nós, hoje – consiste na perseverança e firmeza de propósito de não se dobrar diante do sofrimento, das privações, da apostasia, dos falsos ensinos e da bagunça deste mundo. Este pedido é o mote que recheia toda a carta: 

“Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.” – 2 Timóteo 4:5

Não se envergonhe do Evangelho nem seja uma vergonha para ele.¹
Timóteo tinha ótimas referências de fidelidade a Deus – a exemplo de sua mãe (Eunice), sua avó (Loíde) e do apóstolo Paulo, que agradece a Timóteo por seu serviço e dedicação ao Evangelho e, tendo isso em vista, o incentiva a permanecer fiel, diferente de tantos outros que abandonaram a Jesus e a própria amizade de Paulo (que gostava muito de Timóteo e não queria que seu filho na fé desertasse). 

“Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso SENHOR, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus,” – 2 Timóteo 1:8

No decorrer da epístola, Paulo continua com mais apelos a Timóteo: o jovem líder precisa purificar a si próprio e a igreja, além de agir com sabedoria e mansidão para com aqueles que se afastaram do Evangelho, evitando contendas e falatórios – coisas que os falsos mestres gostam de fazer, afinal eles são exibicionistas e egocêntricos. Em vez disso, o prudente servo do Senhor deve sempre resplandecer Cristo em tudo o que fizer. 

“E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,” – 2 Timóteo 2:24-25

Tu é diferenciado, véi!
Se aproximando do fim da carta, Paulo apresenta características de pessoas que se corromperam e não perseveraram na fé. Diferentes dessas, Timóteo e os leitores de Paulo procuram viver em obediência a Deus e Sua Palavra, permanecendo firmes e fiéis a Ele, o Senhor, e em Sua sã doutrina mesmo diante de um cenário de extrema corrupção. Enquanto isso, Timóteo deve pregar em todas as ocasiões, visto que essa é uma responsabilidade que lhe cabe, afinal a proclamação do Evangelho não pode cessar. 

“E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.” – 2 Timóteo 3:12-15

Até o fim!

Nas linhas do último capítulo, além de mencionar várias pessoas (algumas que se afastaram e outras que permaneceram fiéis) e fazer alguns pedidos para Timóteo, Paulo nos dá um belo exemplo do que é ser um soldado fiel a Cristo até o fim. Inclusive, você vê que ele faz questão de enfatizar a importância de confiar em Deus em todo tempo, pois Ele é sempre fiel! 

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” – 2 Timóteo 4:7 ²

Olhe para Jesus!
Nessa carta, Paulo lembra a Timóteo (e, mais uma vez, a nós) que, de fato, vários irão se desviar do Evangelho, e isso causará sofrimento, mas esse sofrimento faz parte da vida cristã. Apesar disso, Cristo não pode ser perdido de vista nunca. Ele mesmo é nosso maior exemplo de Servo Sofredor e Rei Supremo que venceu e triunfou! 

“Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo. E o SENHOR me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém.” – 2 Timóteo 4:8; 2:11-13; 4:18

¹ Frase de Matthew Henry.
² Mesmo estando antes do final, esse foi o último verso e parágrafo escrito para este texto! =]

Referências:
Allan, D. (2013). 2 Timóteo: Seja Soldado Fiel até o Fim!. Fonte: Estudos Bíblicos: https://estudosdabiblia.net/jbd157.htm

Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.

Introdução dos Livros da Bíblia - NT. (2014). Fonte: Educando com a Tia Mara e Cia: https://educandocomatiamaraecia.blogspot.com/2014/12/introducao-dos-livros-da-biblia-nt.html
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.