#313. Mateus: Jesus, O Rei Supremo

Espalhe este texto!

#313. Mateus: Jesus, O Rei Supremo

O reino de Deus é chegado! E é de graça! Você só precisa se arrepender dos teus maus caminhos e crer verdadeiramente no que o Grande Rei Jesus fez para que você tivesse acesso direto ao Pai.

É o início do Novo Testamento e podemos, nesse caso, começar do final. Após Jesus expirar ao morrer crucificado no Calvário, o véu do templo se rasgou em dois, marcando, assim, o final do Antigo Testamento e inaugurando o Novo, assinalado pela Graça. Após 39 livros e várias promessas e prenúncios a respeito de um Rei vindouro que salvaria Seu povo (os judeus) e reuniria povos de outras nações (os gentios) para adorar a Deus, eis que o Messias aparece em carne e osso na terra com o nome de Jesus!

Quanto à divisão do livro de Mateus, os quatro primeiros capítulos apresentam as origens humanas e divinas de Jesus, o que Mateus escreve a fim de mostrar que Jesus é, de fato, o Messias prometido no Antigo Testamento, filho de uma virgem, descendente de Davi e de Abraão. Antes um parêntese para salientar que como o primeiro dos quatro evangelhos, Mateus escreveu para um público judeu, diferente de Marcos, Lucas e João.

Além de destacar as origens de Jesus, Mateus também relata os preparativos que Cristo passou antes de iniciar a proclamação propriamente dita do reino de Deus – proclamação essa que tem início na segunda metade do quarto capítulo e segue até o final do sétimo –, onde na Galileia, Jesus reúne Seus discípulos e lhes instrui sobre como viver à luz das boas novas do reino de Deus que, a partir daquele momento, Ele começava a propagar.

Mateus: Jesus, O Rei Supremo

Mateus também fala de ensino. Seu livro traz cinco grandes seções onde Jesus ensina assuntos específicos. Ao anunciarmos Seu reino às pessoas, precisamos também ensiná-las a guardar as coisas que Ele mesmo nos ensinou – lições essas a serem vividas tanto no individual quanto no coletivo –, como você pode ver em Mateus 28:19-20. A primeira dessas grandes seções encontra-se entre os capítulos 5 e 7 no Sermão da Montanha. É nele que constam alguns princípios básicos da vida de um cristão, pois espera-se que façamos o mesmo que Ele fez e vivemos como Ele viveu, sempre apontando para Ele em tudo o que fizermos.

“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” – Mateus 5:16

Entre os capítulos 8 e 10, vemos Jesus operando muitos milagres – todos enfatizando o poder do reino de Deus – com judeus, gentios e pessoas excluídas. Vemos também Jesus vencer demônios e tempestades nesta parte do livro de Mateus! É nesse intervalo também, mais especificamente no capítulo 10, que encontramos a segunda grande seção de ensino de Jesus. Aqui vemos Jesus orientando os discípulos e a nós, como igreja, a respeito da missão de proclamarmos o Seu reino, o que causaria a eles (e a nós) a experimentação de uma recepção áspera em momentos vindouros. Ele nunca nos deixou enganados quanto a isso!

“Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á.” – Mateus 10:39

É nesse contexto de questionamentos e oposições a Jesus e Seu reino que se desenvolvem os capítulos seguintes (do capítulo 11 ao 25). Aqui Jerusalém recebe seu Rei prometido, mas O rejeita, o que leva a história de Jesus para Sua última semana. Nesse ínterim, Jesus continua instruindo Seus discípulos, falando-lhes que eles não merecem o reino, mas esse lhes é dado de graça, por misericórdia – em contraste com os fariseus que se julgavam merecedores de entrar no reino dos céus. A maior parte das histórias ocorridas no final dessa grande seção de Mateus culminarão na execução de Jesus nos capítulos seguintes, mas antes de irmos para os últimos capítulos, um detalhamento de mais três grandes seções de ensino encontradas no livro:

A terceira grande seção de ensinos de Jesus encontra-se no capítulo 13, onde usando sete parábolas, Cristo orienta os discípulos a respeito de como o mundo receberá o reino: uns o aceitarão, outros, não. Ainda assim, é preciso seguir firme na missão. A quarta seção de ensinos abrange o capítulo 18. Aqui Jesus trata de relacionamentos na vida cristã, instruindo os Seus a viverem de forma humilde, sóbria e compassiva. Por fim, vigilância constante é uma palavra-chave para a quinta grande seção de ensinos localizada entre os capítulos 24 e 25.

“E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.” – Mateus 24:12-13

O ápice do evangelho ocorre nos três últimos capítulos do livro. Rejeitado, Jesus é julgado, crucificado e morre, mas ressuscita ao terceiro dia, como havia prometido. Agora ressurreto e pronto para voltar ao Pai, Ele comissiona os discípulos a irem para o mundo anunciar o que Ele lhes mandou, dizendo ainda que eles não estariam sozinhos nessa grande missão, pois Ele, o próprio Deus, o Rei Supremo, tem toda a autoridade em Suas mãos e estaria com os Seus todos os dias, até a consumação dos séculos.

REFERÊNCIAS:
Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.