#316. João: Jesus, O Filho de Deus

Espalhe este texto!

#316. João: Jesus, O Filho de Deus

Inspirado pelo Espírito Santo, João escreve para nos assegurar que Deus se manifestou a nós em carne e osso! Além de ser plenamente divino, nosso Salvador também foi perfeitamente humano!

Dos quatro Evangelhos, o de João é o mais peculiar: em vez da Galileia, o ministério de Jesus é mais focado em Jerusalém; e em vez de enfatizar o reino de Deus, como Mateus, Marcos e Lucas – os chamados Evangelhos sinóticos – fizeram, João enfatiza o próprio Jesus, se preocupando em nos mostrar que Ele, o Salvador, é o próprio Deus encarnado, visto que na época em que este Evangelho foi escrito, alguns falsos profetas pareciam estar negando a encarnação e o significado vicário da morte e ressurreição de Jesus.

“E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” – João 17:3

Com isso, você percebe também que, além de enfatizar a divindade de Jesus, João realça a humanidade do Cristo. Ele, o nosso Salvador, se cansou (João 4:6); sentiu sede (João 4:7); se comoveu e chorou diante da morte do Seu amigo (João 11:33,35); e teve sangue e água escorridos do Seu lado quando na cruz (João 19:34).


João: Jesus, O Filho de Deus

Jesus manifestando o amor de Deus aos homens
Um detalhe importante em João, é que ele situa sua narrativa no contexto de que Jesus é o cumprimentos de expectativas messiânicas judaicas associadas a várias celebrações festivas de Israel: a primeira Páscoa (João 2:13-4:54); uma festa não denominada – cuja ênfase de João encontra-se no sábado (João 5); a segunda Páscoa (João 6); a festa dos tabernáculos (João 7:1-10:21); a festa da dedicação (João 10.22-42); e o prelúdio para a última Páscoa (João 11[:55]-12).

Note que nesta primeira seção de João, Jesus se revela como o Messias e o Filho de Deus através de sete milagres (João 2:1-12; 4:43-54; 5:1-15; 6:1-15; 6:16-21; 9:1-7; 11:1-45) e sete declarações de que Ele é o EU SOU (João 6:35; 8:12; 10:7; 10:11; 11:25; 14:6; 15:1 – Resumidas na declaração encontrada em João 8:58). Em cada uma dessas demonstrações de que Ele é Deus encarnado, Jesus experimentou a rejeição por parte de alguns (que não quiseram abrir mão de seus títulos e confortos) e a convicção por parte de outros que creram em Seus sinais, como previsto em Isaías 6:9-10.

“E Jesus clamou, e disse: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou. E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou. Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.” – João 12:44-46

Jesus e a promessa da vinda do Espírito Santo
Entre os capítulos 13 e 17, vemos Jesus dando instruções aos Seus discípulos sobre como eles continuarão o ministério iniciado por Ele, visto que assim como Ele sofreu rejeição, Seus discípulos também sofreriam. O destaque aqui é que estava próxima a partida de Jesus, e os discípulos permaneceriam para continuar Sua obra, mas não poderiam fazê-la sozinhos, por isso Deus enviaria o Espírito Santo, a fim de que eles estivessem sempre acompanhados da graça e da Presença, e, assim, a obra continuasse – como continua até hoje!

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” – João 14:1-3

Jesus redimindo e salvando os homens
É no episódio da crucificação que Jesus, o Filho de Deus, declara, triunfante – em uma das passagens mais singulares da Bíblia –, que "Está consumado!". Sua obra salvífica e redentora foi consumada, e agora Seu povo está salvo, bastando apenas crer que Ele morreu a fim de nos revelar o amor e a justiça de Deus e nos salvar! Note que, no tocante à narrativa da ressurreição e da aparição de Jesus aos discípulos, João é o único dos quatro evangelistas que salienta, por meio do relato de Tomé de ver para crer, o valor da fé daqueles que mesmo sem ver, creem!

” E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.” – João 19:30

Firmes em Cristo até o fim e até depois do fim!
Por fim, o Evangelho de João tem em seu último capítulo uma narrativa épica que destaca – além do relacionamento de Jesus com os Seus e do amar como Ele amou – a importância do discipulado, de permanecer firme em Cristo e prosseguir em fazer Sua obra, independentemente de aceitação, rejeição, frustração, comparações ou seja lá o que for!

“Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém.” – João 21:25

REFERÊNCIAS:

Allan, D. (2013). João: Apresentando Jesus o Messias. Fonte: Estudos Bíblicos: https://estudosdabiblia.net/jbd133.htm

Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.

Rosa, Luiz da. (2016). Os sete sinais no Evangelho de João. Fonte: A Bíblia.org: https://www.abiblia.org/ver.php?id=9287
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.