#317. Atos: A Expansão

Espalhe este texto!

#317. Atos: A Expansão

Guiados pelo Espírito Santo, podemos pregar e defender o Evangelho, testemunhar Jesus e espalhar o Seu Reino! Peguem suas chamas, incendeiem o mundo!

Os Atos dos Apóstolos são a continuação do livro de Lucas. Aqui, o Médico Amado trata da expansão do Evangelho partindo de Jerusalém e indo aos confins do mundo, onde as Boas Novas chegam, não só aos judeus, mas também aos gentios, como já o vimos enfatizar no livro que leva seu nome. Outro destaque do livro de Lucas que também se aplica ao livro de Atos é a preponderância do Espírito Santo na difusão do Evangelho. É Ele quem catalisa e move toda a história, aquEle que instrui e capacita os apóstolos a continuar a obra iniciada por Jesus.

Atos nos mostra que é por meio do Evangelho que vidas são transformadas e nada nem ninguém pode impedir sua expansão. No decorrer da leitura do livro, perceba que uns aceitam as Boas Novas, outros as rejeitam, mas nada pode deter o avanço do plano de salvação do nosso Deus: nenhuma oposição humana – seja ela secular ou até mesmo religiosa –, espiritual, naufrágio ou cobras. Nada para a expansão do Evangelho! Nada!

Outro ponto muito importante em Atos é a presença de alguns discursos registrados por Lucas. Em todos eles (veja, por exemplo, aqueles proferidos por Pedro, Estêvão e Paulo em Atos 2:14-36, 7:2-53 e 13:13-42, respectivamente), a pregação se consolida na majestade grandiosa de Jesus e Sua obra de redenção. É por meio do Espírito Santo e do testemunho desses homens que viram a Cristo pessoalmente que o Evangelho se expande pelo mundo.


Atos: A Expansão


A estrutura do livro de Atos dos Apóstolos

De forma didática, o livro de Atos pode ser dividido em seis partes, a saber:

A primeira (At 1:1 – 6:7) relata o início da propagação do Evangelho em Jerusalém pelos apóstolos, dos quais Pedro é o mais notável nesta seção e nas duas seguintes.

“E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.” – Atos 6:7

A segunda (At 6:8 – 9:31) registra a expansão do Evangelho em Israel (que, na época, foi dividido pelos romanos em Judeia, Galileia e Samaria). Estêvão e outros diáconos, como Felipe, são pregadores notáveis nesta segunda seção.

“Assim, pois, as igrejas em toda a Judeia, e Galileia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo.” – Atos 9:31

A terceira (At 9:32 – 12:24) narra a expansão das Boas Novas aos gentios, além de mencionar a conversão de Paulo ao Evangelho – o que culminará em uma expansão ainda maior do Reino aos não-judeus. A figura do Apóstolo dos Gentios torna-se notável a partir desta seção.

“E a palavra de Deus crescia e se multiplicava.” – Atos 12:24

As duas seções seguintes abrangem o início das viagens missionárias de Paulo: a quarta seção (At 12:25 – 16:5) diz respeito à expansão do Evangelho aos gentios na Ásia, ao passo em que a quinta (At 16:6 – 19:20) aborda o avanço do Evangelho da Ásia à Europa. Ao ler esta seção, perceba que nelas figuram os nomes das comunidades às quais Paulo escreveu, inspirado pelo Espírito Santo, suas cartas eclesiásticas encontradas no Novo Testamento: Corinto (At 18:1), Galácia (At 18:23), Éfeso (At 18:19), Filipos (At 16:12) e Tessalônica (At 17:1). Só não há menção à cidade de Colossos. Roma, por sua vez, vê o Evangelho chegar até ela na próxima seção.

“De sorte que as igrejas eram confirmadas na fé, e cada dia cresciam em número. Assim a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia.” – Atos 16:5; 19:20

Por fim, a última seção (At 19:21 – 28:31) descreve como Paulo chegou em Roma a fim de lá anunciar, na capital do mundo gentio, o Evangelho. Nesta seção, Lucas descreve os julgamentos que Paulo passou em Jerusalém – julgamentos esses bem semelhantes aos que Jesus passou: (1) pelo sinédrio judaico (Lc 22:66-71/At 22:30-23:10); (2) pelo procurador de Roma (Lc 23:1-5,13-25/At 24:1-27); (3) por um Herodes (Antipas: Lc 23:6-12 / Agripa II: At 25:23-26:32).

Conclusão
Ao concluir a leitura de Atos, perceba que Deus está o tempo inteiro agindo no espaço e no tempo, manifestando Seu poder e glória e guardando os Seus. Veja também que, independentemente de condições geográficas ou étnicas, o Evangelho se espalhou (e continua a se espalhar, apesar de toda perseguição). É por meio das Boas Novas advindas da morte e ressurreição de Jesus e através do poder do Espírito Santo, que pessoas são transformadas e redimidas; livres para ter um relacionamento de intimidade e comunhão com o Deus Criador.

Este que vos escreve é uma dessas pessoas que Cristo, com Sua graça e eterno amor, alcançou. E você? Crê que Ele é o Filho de Deus, que Ele morreu em uma cruz para nos salvar de nossos próprios delitos (sim, somos pecadores miseráveis e carecemos de salvação), mas ressuscitou e um dia voltará para buscar os Seus?

REFERÊNCIAS:
Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.