#322. Efésios: A Unidade

Espalhe este texto!

#322. Efésios: A Unidade

A cruz que une, verticalmente, os homens com Deus é a mesma que une, horizontalmente, homens de todos os povos, línguas e nações em um só povo. E o principal: ambos os eixos, vertical e horizontal, apontam unicamente para Cristo, que, em Sua supremacia absoluta e incontestável, tem todas as coisas sujeitas a Seus pés! \o/

Você consegue imaginar um monte de pecadores redimidos reunidos para adorar, honrar e engrandecer aquEle que lhes deu uma nova vida? Na carta de Paulo aos efésios, somos instados a lembrar que Jesus venceu os principados e potestades, que Sua obra tem um alcance cósmico e que o Espírito Santo, a todo tempo, está direcionando a Igreja para a unidade da fé – união essa que abrange tanto o céu e a terra quanto povos que, noutro tempo, eram inimigos: judeus e gentios –, proclamando, assim, a glória de Deus por meio do Evangelho de Jesus.

“E qual a sobre-excelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.” – Efésios 1:19-23

Percebeu a Trindade em um só parágrafo? Da mesma forma, a experiência trinitária do apóstolo Paulo permeia toda o livro de Efésios. O Deus triúno é nosso maior exemplo de unidade: três pessoas, um único Deus! Da mesma forma, somos muitos, mas, como povo de Deus, somos uma só família. Igualmente, um casal deve refletir essa mesma unidade: um homem e uma mulher, duas pessoas diferentes, contudo uma só carne.


Que grande amor teve o Senhor por nós!

O poder da graça!
Estávamos longe de Deus, perdidos e cegos, mas Ele, pelo Seu muito amor, enviou Jesus para nos resgatar. Essa grandiosa obra de salvação ocorre, exclusivamente, por meio da graça! Não merecíamos, mas o Senhor nos tratou com misericórdia e amor, nos dando, gratuitamente, o sublime presente de estarmos reconciliados com Ele mediante a cruz de Cristo. Em suma: é a graça que nos faz um em Jesus. Fomos reconciliados para sermos um só com Ele e, agora, vivemos para honrar e glorificar Seu Nome.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” – Efésios 2:8-9

É certo que no mundo temos diferenças, mas, em Cristo, toda desunião e ódio são desfeitos. A carta aos efésios nos revela Deus reconciliando judeus e gentios (outrora inimigos) e fazendo de ambos um novo homem à imagem de Jesus. É em nossos corações que Deus habita agora, e somos todos parte de uma mesma família, da qual Cristo é o cabeça.

“E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto; porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.” – Efésios 2:16-18

A unidade na prática
Em nossos relacionamentos, somos chamados a ser como Jesus e mostrar Sua graça, agindo com amor e retribuindo o mal com o bem. A expressão prática da unidade do povo de Deus no mundo se mostra em relacionamentos humanos – corporativos e domésticos – harmônicos e coerentes, onde os redimidos abandonam seus velhos modos de vida para, agora, trilhar o caminho de Cristo e honrar a Deus, afinal, é somente andando com Cristo que a unidade do Espírito – seja nos relacionamentos, na adoração, no trabalho ou em casa – é mantida. Aliás, falando de casa, em Efésios vemos o quão importante é que a unidade cristã se mostre dentro do lar (o que configura um real exemplo da unidade entre Cristo e a Igreja).

“Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.” – Efésios 5:31-33

Ademais, por mais que os cristãos, individualmente, sejam diferentes uns dos outros, na real, somos um só corpo. Também é muito importante saber que não temos todos os dons espirituais e nem todas as habilidades do mundo, e, ainda que tivéssemos, precisaríamos de relações mútuas, pois a identidade é construída no coletivo (mas isso é assunto de psicologia... é outra história).

“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.” – Efésios 4:15-16

Conclusão
Guiado pelo Espírito Santo, o apóstolo Paulo encoraja os efésios a manter tal unidade, a permanecer firmes em Cristo e batalhar, no poder do Espírito, em resistência aos principados e potestades que militam contra eles enquanto vivem no mundo. Nosso Senhor Jesus já venceu todo poderio inimigo e nos concedeu, em Sua morte e ressurreição, a vitória! Ele é o Senhor Soberano, e nós, Seu povo redimido! Sua grandeza imensurável e Seu Espírito nos guiam, diariamente, para Seu grande propósito. Até lá, fiquemos firmes e continuemos a subir, pois Deus é bom e Seu amor é eterno!

“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.” – Efésios 6:13

Referências: Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.