#349. Apocalipse: O Fim

Espalhe este texto!

#349. Apocalipse: O Fim

Eis a maior de todas as revelações. Custe o que custar, nada se compara à benção de ter uma comunhão eterna com o Criador e estar com Ele para sempre!

Apocalipse é o último livro do Novo Testamento e da Bíblia como um todo. Escrito pelo apóstolo João enquanto ele estava exilado na ilha de Patmos – provavelmente por causa da sua fé em Jesus –, Apocalipse é um livro rico em símbolos, todos apontando que o Senhor Deus está no controle soberano de toda a história (mesmo que, às vezes, não pareça) e que Ele é justo e bom.

Como muitas profecias presentes no Antigo Testamento, as visões de João dizem respeito não só a eventos que aconteceriam em um futuro próximo – mais imediato aos leitores do seu tempo – como também apontam para situações mais abrangentes que acontecerão em um futuro escatológico final de escala global. No caso do Apocalipse, isso se dá com a visão da queda de Roma (que será tratada mais adiante) na época em que o livro foi escrito – o que nos serve como um vislumbre dos últimos acontecimentos, do fim, da guerra onde Deus vence Satanás, e Jesus conquista a salvação eterna para Seu povo. 
 
God wins!

Entendido como as profecias bíblicas para um futuro imediato apontam para um futuro global, é mister destacar o contexto no qual o livro de Apocalipse foi escrito. Naquela época, Roma perseguia ferozmente os cristãos, ao passo em que esses se recusavam veementemente a adorar o imperador romano. Tal recusa colocava o povo de Deus em rota de colisão com o Estado, e João sabia disso. É quando ele, inspirado pelo Espírito Santo, escreve para advertir e encorajar as igrejas próximas, anunciando o julgamento de Deus contra Roma, visto que, da mesma forma que Ele já derrotou a Satanás por meio da morte e ressurreição de Jesus, Ele também irá julgar o Estado pelos crimes e pela perseguição contra a Igreja.

Falando em perseguição, é nos capítulos centrais do livro que encontramos uma perspectiva teológica e as razões históricas para sua escrita. Entre os capítulos 12 e 14, as visões de João destacam que, em Sua vinda e ascensão, Cristo já derrotou o Diabo, mas esse, sabendo que tem um tempo limitado, irá perseguir o povo de Deus, contudo os cristãos o vencerão por meio da morte e ressurreição de Jesus e do próprio testemunho que eles dão dela, mesmo que isso lhes custe a vida.

”E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés.” – Romanos 16:20a

Ainda assim, mesmo que nossa vida esteja em jogo por testemunharmos fielmente a Jesus, nossa salvação é certa, bem como o julgamento de Deus sobre aqueles que nos perseguem. Em Apocalipse, somos assegurados da proteção do nosso Senhor e Rei em todo tempo, o que inclui os momentos de perseguição e sofrimento. Podemos até sofrer, mas não precisamos temer o que nos possa fazer o homem, afinal, no final, seremos vitoriosos com Jesus – Ele que é digno de todo louvor e adoração! \o/

“E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.” – Mateus 10:28

Apocalipse é a culminação de uma história que começou em Gênesis. A história do Deus Criador e Soberano. Ele que, por amor, salvou um povo e, em justiça, condenou aqueles que O rejeitam. Quando a isso, por ora, tudo pode parecer bagunçado aqui embaixo, mas uma coisa é certa: o Criador virá colocar ordem na bagunça que fizemos. Jesus é soberano, e o fim é certo: Ele vence!

“Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.” – Apocalipse 2:10-11; 3:11

Referências:

Allan, D. (2013). Apocalipse: Vitoriosos em Cristo. Fonte: Estudos Bíblicos: https://estudosdabiblia.net/jbd179.htm

Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.