#334. 2 Pedro: A Verdade

Espalhe este texto!

#334. 2 Pedro: A Verdade

“Certeza” é uma boa palavra para 2 Pedro. A certeza de que Jesus voltará. A certeza de que o Espírito Santo tem guardado os salvos. A certeza de que somos chamados a viver para a glória de Deus. A certeza de que aqueles que não amam ao Senhor e se recusam a obedecer Sua Palavra serão condenados.

Não é a primeira vez que as advertências contra os falsos mestres aparecem na Bíblia, entretanto é na segunda epístola do apóstolo Pedro que esse tema ganha contornos mais acentuados. Aqui, Pedro é usado pelo Espírito Santo para exortar os crentes a continuarem crescendo na fé, mesmo que alguns falsos mestres estivessem negando a segunda vinda de Cristo. A princípio, essa declaração já nos ensina que, por mais que o ambiente ao nosso redor seja de corrupção, os crentes de verdade estão sendo dirigidos pelo Espírito Santo a se manterem em santidade.

Acautelai-vos dos falsos mestres!

Temos na primeira parte do capítulo 1 (2Pe 1:3-11), uma exortação a crescer em santidade e perseverar – mediante a graça e o poder que emanam de Deus – em seguir a Jesus. O propósito firme no coração daqueles que, verdadeiramente, amam ao Senhor é, como nas palavras de Oséias, conhecê-Lo e prosseguir em conhecê-Lo cada vez mais.

“Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.” – 2 Pedro 1:8-10

Nos próximos versos do primeiro capítulo (2Pe 1:12-21), Pedro manifesta sua certeza a respeito da vinda de Jesus. Ele sustenta essa afirmação, mencionando o que ele próprio presenciou durante o evento da transfiguração (citada em Mateus 17:1-9) e o que foi profetizado pelos servos de Deus em outros tempos – profecias essas que não decorreram da vontade humana, mas, sim, de Deus, por meio do Seu Santo Espírito. Tanto um argumento quanto o outro só nos levam a concluir que, sim, Jesus veio e Ele voltará para buscar os Seus e julgar todos aqueles que distorcem Seu Evangelho e vivem no pecado.

"Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade.” – 2 Pedro 1:16

Esses mesmos temas supracitados – os falsos mestres e a vinda de Jesus – são abordados por Pedro de modo mais amplo nos capítulos seguintes. No capítulo 2 da epístola, o apóstolo contrasta os profetas fiéis aos falsos mestres, realçando algumas características daqueles que visam enganar os servos do Senhor: os falsos mestres são gananciosos, soberbos e licenciosos – diferente da conduta santa e humilde esperada dos verdadeiros servos de Cristo. Eles, que nunca serviram verdadeiramente a Deus, têm uma condenação certa.

"E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados; mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia, e desprezam as autoridades; atrevidos, obstinados, não receando blasfemar das dignidades;” – 2 Pedro 2:3,9-10

Tão certa quanto a condenação dos falsos mestres é a salvação dos justos – eventos tais que se darão na segunda vinda de Jesus, o que era negado pelos falsos mestres. É no capítulo 3 que Pedro expõe o falso ensinado disseminado pelos falsos mestres: para esses, se houve ausência de julgamento no passado, logo por que haveria julgamento agora? – Pensavam eles (como muitos de nosso tempo). Quanto a isso, Pedro lembra a seus leitores – e a nós – que a palavra de Deus é certa e soberana, e que Ele é paciente e não está limitado ao tempo. Ele é compassivo e justo. Até lá, somos exortados a viver em santidade, dedicação e temor ao Senhor Soberano.

"Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade,” – 2 Pedro 3:8-11

Acautelemo-nos dos falsos mestres! Cresçamos na graça e no conhecimento do Senhor! Ele é bom e Seu amor é eterno!

REFERÊNCIAS:
Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.