#335. 1 João: O Amor

Espalhe este texto!

#335. 1 João: O Amor

Quando conhecemos quem Jesus é, pela Sua graça, podemos amar como Ele nos ama e viver como Ele viveu quando em carne. Fomos por Ele perdoados e regenerados. Ter atitudes coerentes com o Evangelho é fundamental!

O cenário era de uma verdadeira apostasia. Em um contexto no qual falsos profetas estavam a abandonar a fé cristã – e não apenas isso: eles também estavam incentivando outros a desacreditarem do Evangelho, tentando desencaminhá-los da fé. Eles pareciam insinuar que Jesus não veio em carne e que os filhos de Deus não têm pecado, além de amarem o mundo, mas não amarem o próximo.

"Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.” – Mateus 24:9-13

A primeira carta escrita por João traz três temas principais: (1) por meio de sua encarnação e crucificação, Jesus, o Filho de Deus, nos mostrou o grande amor do Pai; (2) da mesma forma que Deus nos amou, devemos amar os outros; (3) os filhos de Deus não vivem habitualmente no pecado, mas isso não quer dizer que eles não têm pecado – de forma que, quando pecam, recebem perdão por meio de Jesus, e é por crerem nEle que recebem a vida eterna.

"E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento. E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado.” – 1 João 3:23-24

Em outra passagem da epístola, lemos:

"Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.” – 1 João 4:8-11

Fee e Stuart (2013) nos contam que o número de ocorrências de determinadas palavras na referida carta nos dão uma dimensão da mensagem propagada pelo apóstolo do amor, a saber:

“Permanecer na verdade significa crer em/confessar o Filho, de quem o Pai e o Espírito dão testemunho; significa ainda ser nascido de Deus, de modo a andar na luz, ouvir e conhecer a Deus, guardar o mandamento de amar aos irmãos, e assim ter vida, que é desde o princípio, e finalmente vencer o mundo. Tudo isso está em contraste com a mentira, o engano, negar a Cristo, ter um falso espírito, sendo portanto anticristo, o que significa andar na escuridão, odiar o próprio irmão mas amar o mundo, estando assim em pecado, e o pecado leva à morte.”

Deus nos ama | Amar a Deus e amar as pessoas | Não amar o mundo

Ainda de acordo com João, andar com Deus significa estar em comunhão com Ele e com o nosso próximo, obedecendo aos mandamentos de Cristo. Andar na luz implica em, por meio da purificação contínua efetuada por Jesus, não viver no pecado e nem amar o mundo (o que, obviamente, caracterizaria uma vida na escuridão).

"Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.” – 1 João 2:29

Findada a leitura da primeira epístola de João, entendemos o que, de fato, é ser um filho de Deus. Cientes de que Cristo nos perdoou de todos nossos pecados e de que Ele nos deu a maior prova de amor ao se fazer carne e sangue e morrer em nosso lugar para nos redimir, agora vivemos por Ele e, fortes em Deus, vencedores, testemunhemos Seu amor e aguardemos Sua vinda, certos de que Ele já nos deu, de graça, a vida eterna – e a vida eterna é conhecê-Lo!

"O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada); o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” – 1 João 1:1-3; 4:14; 5:11-12

REFERÊNCIAS:
Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.