#325. 1 Tessalonicenses: O Senso do Chamado

Espalhe este texto!

#325. 1 Tessalonicenses: O Senso do Chamado

Os tessalonicenses nos ensinam que uma vida convertida se afasta da idolatria e vive prudente e ativamente enquanto espera Seu Senhor voltar para lhe buscar. Mais do que conhecer a pregação do Evangelho, os tessalonicenses viviam conforme o Evangelho – isso é muito importante!

“E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo. De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na macedônia e Acaia.” - 1 Tessalonicenses 1:6-7

Em direção a Cristo!

A primeira epístola de Paulo aos tessalonicenses é um registro da profunda aflição vivenciada pelo apóstolo - por ele não ter notícias da igreja de Tessalônica, visto que ele passou pouco tempo com esses irmãos, e, agora, Timóteo chega e lhe traz boas novas sobre os tessalonicenses, algo que muito alegra o apóstolo Paulo!

“Vindo, porém, agora Timóteo de vós para nós, e trazendo-nos boas novas da vossa fé e amor, e de como sempre tendes boa lembrança de nós, desejando muito ver-nos, como nós também a vós; por esta razão, irmãos, ficamos consolados acerca de vós, em toda a nossa aflição e necessidade, pela vossa fé, porque agora vivemos, se estais firmes no Senhor.” - 1 Tessalonicenses 3:6-8

Como o cuidado de um pai com seus filhos
Em Atos 17:1-14, vemos que, por conta de um motim, Paulo precisou sair de Tessalônica e ir para Bereia, e é por não poder estar lá com eles no momento, que o apóstolo lhes escreve sobre a santidade, o amor e a volta de Jesus. A preocupação supracitada de Paulo com os irmãos em Tessalônica emerge em imagens familiares presentes na epístola (1Ts 2:7,11). Nas linhas da referida carta, o apóstolo agradece a Deus por saber que, mesmo com alguns problemas, os cristãos de Tessalônica estão firmes. 

“Ora, o mesmo nosso Deus e Pai, e nosso Senhor Jesus Cristo, encaminhe a nossa viagem para vós. E o Senhor vos aumente, e faça crescer em amor uns para com os outros, e para com todos, como também o fazemos para convosco; para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo com todos os seus santos.” - 1 Tessalonicenses 3:11-13

A santidade e o amor
Os homens da Grécia e da Roma Antiga viam o comportamento imoral e o sexo fora do casamento como algo comum (o que não é diferente do nosso tempo). Para eles, a promiscuidade e a lascívia eram totalmente aceitáveis. Diante desse cenário de perversão e devassidão, Paulo lembra aos tessalonicenses que Deus lhes chamou para uma vida santa, uma vida em que – em relação à união sexual – o prazer ocorre na intimidade de um homem e uma mulher dentro do contexto monogâmico (você pode ler mais a respeito em Cantares).

“A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa, não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus. Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.” - 1 Tessalonicenses 4:3-5,7 (NVI)

Paulo lhes lembra, ainda, do amor mútuo e do trabalhar com as próprias mãos, a fim de enfatizar que, sim, é importante que uns ajudem os outros, mas não se deve “abusar” da generosidade alheia nem ser um peso desnecessário na vida de outros. Ou seja: também é muito importante trabalhar com as próprias mãos!

“Esforcem-se para ter uma vida tranquila, cuidar dos seus próprios negócios e trabalhar com as próprias mãos, como nós os instruímos; a fim de que andem decentemente aos olhos dos que são de fora e não dependam de ninguém.” - 1 Tessalonicenses 4:11,12 (NVI)

Alegres em Deus
Um detalhe importante é que tanto Paulo quanto os tessalonicenses estavam passando por perseguições e sofrimentos, simplesmente por estarem sendo fiéis e leais ao Senhor, mas, apesar disso, ambos sentiam a alegria do Espírito, o que nos leva a outro tema de grande importância em 1 Tessalonicenses - a vinda de Cristo e o futuro dos cristãos que morreram: enquanto os mortos serão ressuscitados, aqueles que estiverem vivos durante a vinda de Jesus serão arrebatados, levados à Sua presença quando Ele voltar. Isso é de grande encorajamento para os irmãos em Tessalônica (e para nós dos tempos hodiernos), afinal eles estavam passando por sofrimentos, embora certos de que Seu Senhor e Salvador lhes daria um novo lar! Não obstante, nos resta viver em vigilância a fim de não nos embaraçarmos com as coisas deste mundo.

“Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios; porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite. Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com Ele.” - 1 Tessalonicenses 5:4-10

Exortações finais
Paulo termina sua primeira carta aos tessalonicenses encorajando o respeito aos líderes e um relacionamento saudável entre eles e sua comunidade. Ademais, aprendemos com essa carta a vigiar, orar, se alegrar e agradecer constantemente, além, claro, de nos guardarmos e esperarmos animosamente a volta do nosso Senhor Jesus.

“Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos. Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos. Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.” - 1 Tessalonicenses 5:14-24

Referências:
Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.