#324. Colossenses: A Fé Sólida

Espalhe este texto!

#324. Colossenses: A Fé Sólida

Se você pergunta a Deus quem Ele quer que você seja, a resposta encontra-se, óbvio, na Palavra dEle. Te sugiro ler o livro de Colossenses para ter um vislumbre de Sua resposta.

A epístola do Paulo aos colossenses é, em sua maior parte, bem parecida àquela que o apóstolo enviou aos efésios. De modo similar a essa, em Colossenses, somos apresentados a uma igreja que já conhece o Evangelho e se porta, de fato, como quem o conhece – de maneira digna, agindo com fé, amor, santidade e fidelidade ao Senhor –, tudo por conta da graça e do poder do grande Deus.


Inabaláveis! (Unshakable)

Mantenham-se firmes em Cristo!
A igreja em Colossos é bem exemplar! O mote da carta é um encorajamento que Paulo faz aos irmãos a fim de que eles permaneçam firmes no conhecimento de Cristo e alicerçados no que aprenderam sobre o Evangelho, além de adverti-los contra influências externas. Tome nota: nunca perca de vista a Verdade do Evangelho! Nunca!

“Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus; Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele. Arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças. Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;” – Colossenses 1:9-10; 2:6-8

Jesus é supremo! \o/
Glorificado seja, eternamente, o nome de Jesus por Seu domínio sem fim! Ele, que nos mantém firmes em Seu caminho e nos dá graça para viver neste mundo mal, é soberano sobre tudo e todos! É nEle, nosso Criador e Redentor, que encontramos o que realmente importa. Ele é a Verdade absoluta e incontestável!

“Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por Ele e para Ele. E Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele.” – Colossenses 1:12-17

Não aceitem outros ensinos
Parece que, como estava acontecendo com os gálatas, estavam tentando corromper a fé dos irmãos colossenses por meio de falsos ensinos que visavam regular a vida cristã dos colossenses com regras e costumes externos que não tinham proveito algum. Uma grande lição aqui é saber quem somos em Cristo – e mais importante ainda é saber quem Jesus é – a fim de não sermos enganados com coisas que, até parecem bonitas e humildes, mas que, na real, nada têm a ver com o verdadeiro Evangelho.

“Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, e não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus. Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo [...] ? – Colossenses 2:18-20

A verdadeira vida cristã
Se estavam tentando corromper os colossenses com os falsos ensinos de que a vida cristã é uma vida de “pode e não pode”, nos dois últimos capítulos da carta que o apóstolo Paulo lhes enviou, somos, agora, verdadeiramente instruídos a compreender que, mais do que cumprir ou não cumprir uma lista de obrigações, os verdadeiros filhos de Deus se ocupam com as coisas do Seu Pai, com as coisas do alto, de modo que toda a nossa conduta – aí sim, no que fazemos e no que não fazemos – objetiva honrá-Lo.

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” – Colossenses 3:1-3

Deveras, Colossenses nos lembra que é importante agirmos com cautela e prudência, não por conta de regras externas, e, sim, na medida em que essa conduta reflete, de fato, o caráter de Cristo – nosso Senhor Supremo!

“Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo. E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” – Colossenses 4:5; 3:17

P.S.: Note no verso 9 do capítulo 4, a menção a Onésimo, o escravo convertido que aparece no livro de Filemon!

Referências:
Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova. 
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.