#319. 1 Coríntios: O Conserto

Espalhe este texto!

#319. 1 Coríntios: O Conserto

Precisamos ser alertados e corrigidos quando nossas ações destoam da nossa fé. Uma boa exortação é essencial para nosso desenvolvimento e amadurecimento espiritual de modo que, cada vez mais, nossos olhos se abram para contemplar a verdadeira sabedoria de Deus: Seu Filho, Jesus.

Como você define uma pessoa espiritual? Para os crentes da igreja de Corinto, ser espiritual implicava em possuir dons e capacidades que os “menos espirituais” não possuíam – e eles se vangloriavam por isso. Os coríntios também se achavam sábios. Eles julgavam ter alcançado um nível de excelência espiritual tão grande a ponto de menosprezar a ressurreição, desprezar seus corpos e desdenhar de seus próprios irmãos na fé. É triste constatar, mas eles se esqueceram daquEle que os salvou e da cruz que deviam carregar dia após dia.

É conhecendo esse cenário de prepotência – e oposição – que o apóstolo Paulo escreve à igreja de Corinto para lembrar-lhes de que o centro do Evangelho é a pregação do Cristo crucificado e ressurreto – o que configura a real sabedoria de Deus –, lembrada e testificada em nossos corações pelo Espírito Santo.


Olhe para a cruz!

”Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.” – 1 Coríntios 1:18

A carta remetida pelo apóstolo trata-se de uma contundente exortação aos coríntios no que concerne a uma série de comportamentos dissonantes na conduta de um cristão que, de fato, conhece o Evangelho – comportamentos esses que, por não refletirem uma vida real no Espírito e nem sequer se assemelharem aos de Jesus, em nada glorificam a Deus.

Em suma, estas são as questões – muitas delas inconcebíveis! – tratadas por Paulo em sua primeira (que pode não ter sido a primeira) epístola aos irmãos de Corinto:

1. A igreja está dividida e, além disso, eles preferem alguns líderes em detrimento de outros – tudo em nome da “sabedoria” (1Co 1:10 – 4:21).

2. Um cristão está se relacionando com sua madrasta, e a igreja se mostra complacente diante de tal comportamento torpe (1Co 5).

3. Dois irmãos estão brigando entre si – o que levou a uma disputa judicial, mas a igreja não fez nada para impedir esse processo de ir ao tribunal (1Co 6:1-11).

4. Por acharem que o corpo não serve para nada, alguns homens – membros da igreja – advogam a favor de se envolverem sexualmente com prostitutas (1Co 6:12-20).

5. Algumas mulheres acreditam que não é necessário praticar sexo no casamento e/ou reivindicam o direito ao divórcio; outras acreditam que as virgens não devem casar (1Co 7).

6. Alguns membros defendem que poderiam continuar frequentando festas pagãs e comer dos alimentos que lá são oferecidos a ídolos (1Co 8:1 – 11:1).

7. Algumas mulheres estavam rejeitando o uso de um tradicional véu, o que, para seus maridos, era como se elas estivessem agindo como homens (1Co 11:2-16).

8. Havia problemas e desrespeito entre os membros da igreja durante a celebração da ceia do Senhor (1Co 11:17-34).

9. Os cultos na igreja estavam acontecendo de modo desordenado. Um dos fatores que colaborou para tal foi a ênfase exacerbada dada pelos coríntios ao dom de línguas (1Co 12-14).

10. Algumas pessoas estavam negando a ressurreição corpórea dos cristãos, aparentemente, por acharem essa uma ideia ridícula (1Co 15).

11. A igreja, aparentemente, estava questionando Paulo a respeito de uma coleta para ajudar os pobres em Jerusalém (1Co 16:1-11).

Fato é que boa parte desses problemas enfrentados por essa igreja continuam atuais. A carta enviada pelo apóstolo Paulo aos coríntios (que, apesar de ser bem severa em vários pontos, foi escrita com amor e por amor a eles) serviu não só para ajudá-los a elucidar suas dúvidas, resolver seus problemas e fortalecer os novos convertidos na fé em Cristo – já que eles eram oriundos de uma cidade moralmente decaída, certamente, não muito diferente das cidades modernas –, como também nos serve (e muito) nos dias de hoje. Assim como eles, precisamos deixar nossa bagagem das coisas do mundo e sermos fiéis representantes de Cristo nesta terra.

Lendo a epístola aos coríntios, você vai perceber que boa parte das soluções apresentadas pelo apóstolo Paulo consiste em conformar-se a viver de acordo com o Evangelho e saber que a essência do que Cristo nos ordenou consiste em amar ao outro como Ele nos amou. E não podemos esquecer que é por sermos amados que somos exortados! Uma coisa não anula a outra de modo nenhum!

Por fim, tome nota do mais importante: Jesus ressuscitou e nós também ressuscitaremos em corpos transformados e incorruptíveis para estarmos com Ele para todo o sempre. Se não crermos nisso, então toda nossa fé é em vão. E se nossa fé for em vão, se Jesus não ressuscitou, está tudo perdido! Não adianta nada! Mas... Ele ressuscitou, então mantenhamos nossos olhos fixos nEle em todo o tempo e carreguemos nossas cruzes dia após dia, pois Ele voltará! Até lá, comportemo-nos como verdadeiros filhos dEle e obremos com amor em tudo o que fizermos.

“Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes. Façam tudo com amor.” - 1 Coríntios 16:13-14 (NVI)

REFERÊNCIAS:
Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova. 
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.