#327. 1 Timóteo: A Responsabilidade

Espalhe este texto!

#327. 1 Timóteo: A Responsabilidade

É essencial que um bom líder esteja firmado no Evangelho, tenha um bom caráter, seja um cristão genuíno e maneje a Palavra corretamente a fim de honrar ao Senhor e instruir seus liderados a conhecer, amar e obedecer ao Senhor. É preciso também servir com sabedoria e prudência.

O Evangelho não pode ser distorcido! Sabendo disso, Paulo escreve sua primeira carta – repleta de questões de ordem prática – ao jovem Timóteo, encorajando-o a ser um exemplo vivo do que é servir e honrar a Cristo. 

“[...] nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro.” – 1 Timóteo 5:22b

Basta!

Timóteo foi incumbido da missão de não deixar a igreja ser uma bagunça. Boa parte da carta trata dos falsos mestres e seus ensinos, e o dever de Timóteo é permanecer firme em seu chamado e barrar as tolices que os presbíteros desviados estão ensinando – ensinos esses totalmente incompatíveis com o Evangelho da graça (1Tm 1:3-20).   

“Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.” – 1 Timóteo 1:15

Esses falsos ensinos estavam sendo facilmente espalhados por algumas jovens viúvas, e, não obstante, várias questões naquela igreja estavam sendo comprometidas, inclusive os relacionamentos comunitários. Por essas razões, Paulo escreve a Timóteo lhe dando instruções a respeito de alguns assuntos, a saber: • Reuniões para oração e ensino (1Tm 2); • As qualificações de caráter necessárias para os líderes da igreja, a honra que cabe aos presbíteros fiéis e a repreensão justa que os infiéis devem receber e como o povo de Deus deve se portar (1Tm 3; 5:17-25); • O cuidado com as viúvas idosas e o proceder digno das mais novas (1Tm 5:1-16); • As atitudes dos servos para com os senhores (1Tm 6:1-2).

Nesses tópicos referentes aos relacionamentos e às questões comunitárias, veja a importância do decoro inerente à vida cristã: homens santos e fiéis, que levantam as mãos em oração sem mácula (1Tm 2:8), e mulheres recatadas e ilibadas, que honram ao Senhor (1Tm 5:14) em seu proceder.

Deveras, nos capítulos 4 e 6, Paulo mostra a Timóteo que a missão recebida pelo jovem líder seria difícil, mas, apesar de tudo isso, ele deveria perseverar até o fim, afinal seu trabalho não seria em vão. 

“Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.” – 1 Timóteo 4:12,16; 6:12

Jovem, a obra é grande (e maior ainda é aquEle te convocou). Mais do que amar outras coisas, o mais importante de tudo é amar ao Senhor. Ser um representante dEle não é uma tarefa fácil, mas não há nada melhor que pertencer a Ele e fazer parte de tamanho serviço, propagando as Boas Novas que levam vidas a conhecê-Lo. Ele é bom! Certo de Sua graça e bondade, permaneça firme e fiel a Ele até o fim!

P.S.: Sugerimos também a leitura do texto sobre o Primeiro Livro de Samuel, no qual falamos sobre oração, submissão a Deus e liderança.

Referências:
Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.