#138. Notas sobre 1 Coríntios

Espalhe este texto!

#138. Notas sobre 1 Coríntios

Notas comentários sobre 1 CoríntiosHá pouco mais de um ano, lendo as cartas do apóstolo Paulo aos coríntios, fiz notas sobre os capítulos que lia diária ou semanalmente. Deixei essas notas registradas em um caderno, quando, um dia desses, senti o desejo de digitá-las e publicá-las aqui no EI. Não se trata de um estudo profundo sobre a epístola ou algo assim. São breves notas do que senti o Senhor falar comigo durante aquele período. Não alterei a grafia daquilo que está originalmente no caderno; ignore os erros de sintaxe, ortografia ou algo do tipo e oro ao Senhor para que você seja edificado através dessas notas. Que Ele em Sua bondade te abençoe e te guarde!


LEIA TAMBÉM:
Visão geral da Primeira Carta de Paulo aos Coríntios

1 Coríntios


Cap. 1 - Cristo nos dá sabedoria e nos dá os dons necessários para fazer Sua obra; Não pode haver divisões nem disputas na igreja, é preciso viver em união; Não viver como pessoas soberbas ou orgulhosas, Deus nos salvou pela “loucura” da cruz de Cristo, fazendo coisas que confundem as pessoas que se acham sábias.

Cap. 2 - Ao anunciar o Evangelho, não é necessário usar palavras “bonitas”, nem de persuasão, nem se firmar na sabedoria humana. O Espírito Santo nos dá a mensagem correta, mesmo que para algumas pessoas seja loucura.

Cap. 3 - Não agir de forma imatura, brigando uns com os outros por motivos egoístas. Ser maduro e entender que não devemos viver para nós mesmos. Servir ao Senhor junto com outros servos, que o Senhor nos ajuda e faz crescer sua obra, não com nossos próprios méritos, mas com os dons que o Pai nos dá. O que for verdadeiro, prevalece Às provações.

Cap. 4 - Cooperar para a obra do Senhor com bom coração e não julgar o trabalho dos outros; Ensinar a nós mesmos a fim de dar bons exemplos a outras pessoas e ser humilde, nunca se achar! Mesmo que sofra perseguições, tristezas ou outras situações tristes, perseverar na obra de Deus por amor às outras pessoas: Primeiro, por Ele, depois pelos irmãos.

Cap. 5 - Alertar as pessoas (principalmente os irmãos em Cristo) que estão no erro e não fazer as mesmas coisas que eles; Fugir da imoralidade sexual e, às vezes, é necessário um choque de realidade para nos consertarmos e voltarmos para o Senhor Jesus. Ele é bom! Não se misturar com os erros de outras pessoas, nem dar brechas para expandir o pecado (não no modo egoísta).

Cap. 6 - Quando cristãos estão brigados, eles devem resolver o problema entre si, sem querer levar o problema ao conhecimento do mundo. É melhor evitar viver assim (envolvido em confusões) e, quando estiver envolvido, deve-se aprender a ceder; Usar nossos corpos para a glória de Deus, fugir da imoralidade sexual e não fazer tudo que vier à mente, para não deixar nossas vontades nos escravizarem. O preço que o Senhor Jesus pagou por nós foi muito alto.

Cap. 7 - No casamento, o homem deve honrar sua mulher, e vice-versa. Não negar um ao outro, exceto se ambos consentirem para orarem mais, mas terem cuidado para não caírem em tentação. A união é para sempre (não se divorciar). Se um dos cônjuges não for cristã(o), permaneçam unidos no casamento, a menos que o(a) não-cristão(a) quiser divórcio. Viver uma vida de obediência e submissão a Deus. Se dedicar à obra do Pai o máximo possível, não se preocupar com as ocupações do mundo. Há ainda conselhos para pessoas solteiras, viúvas e noivos.

Cap. 8 - O conhecimento pode gerar orgulho, mas ter amor edifica. Nunca achar que sabemos tudo, que somos bons o suficiente para algo. Os ídolos não são nada! Só há um Deus e um só Senhor (Jesus). Não usar da liberdade que nos foi dada para fazer tudo o que nos é lícito, pois pessoas podem achar que podem fazer tudo também e, acabam pecando.

Cap. 9 - Um Apóstolo que se envolve na obra do Senhor tem o direito de ser ajudado, porém esse não deve ser o propósito, senão o evangelho pode ser atrapalhado por contendas humanas. Anunciar o evangelho é a nossa obrigação! Nada para nos acharmos melhores que outros. Agir com sabedoria de Deus a fim de ganhar pessoas e pessoas para Cristo. Nessa corrida, temos que nos preparar e ir até o fim com os olhos em Cristo.

Cap. 10 - Alguns exemplos nos são dados para não agirmos como pessoas que cometem imoralidade sexual, que ponham à prova a paciência de Cristo e que murmura; Não agir dessa forma. Não se achar autossuficiente e vigiar para não cair; O Senhor não deixa sermos tentados além do que possamos suportar; Fugir da idolatria e adoração à ídolos. Temos que adorar somente ao Senhor Deus. Não dá para adorar a dois senhores e nem participar da ceia do Senhor e de cálice dos demônios; Não pensar em nós mesmos, mas nos outros! Fazer tudo para a glória de Deus e agir com sabedoria a fim de não escandalizar o evangelho. Se nos convidarem para comer algo, não perguntar nada; Se disserem que a comida é oferecida aos ídolos, não comer; Não por nós mesmos, mas pelos outros. Não pensar em nosso próprio bem, mas no de outras pessoas.

Cap. 11 - Comportamento das mulheres na igreja em relação ao cabelo e uso do véu como práticas culturais daquele tempo; É preciso ordem e decência na Ceia do Senhor. Não tomar o pão nem o cálice de uma forma que ofenda a honra do Senhor Deus. É necessário julgarmos nossa própria consciência, esperarmos uns pelos outros e não nos esbaldarmos tomando a Ceia.

Cap. 12 - Há vários dons, várias formas de servir a Deus, é um só e o mesmo Espírito quem nos concede as habilidades de trabalhar para Ele da forma que Ele quer; Como membros do corpo do Cristo, precisamos uns dos outros, Somos membros diferentes, com habilidades diferentes, mas juntos somos um só corpo e o Senhor Jesus é a cabeça. Não haver divisões entre o povo de Deus.

Cap. 13 - Mesmo que soubéssemos ou fizéssemos coisas grandiosas, que impressione as pessoas, se não tiver amor, não valerá nada! É preciso ter amor em tudo que fizemos. Ser amável, paciente, bondoso, não ser ciumento, orgulhoso, vaidoso, grosseiro, egoísta, irritado, nem guardar mágoas. Se alegrar quando coisas boas são feitas, suportar tudo com esperança, paciência, fé; Deixar de agir de forma imatura e agir como adulto. Mesmos que não compreenda as coisas do hoje, um dia veremos o Senhor face a face. O amor é maior que tudo, o Senhor é amor! =]

Cap. 14 - Se esforçar para ter amor e sobre os dons, buscar em especial o dom de anunciar a mensagem de Deus. Quem anuncia a mensagem do Pai ajuda às pessoas, dando-lhes coragem e consolo; Falar em línguas estranhas edifica apenas a si próprio e não ao outro. Fazer tudo com ordem e decência para o crescimento da igreja, tudo em paz.

Cap. 15 - Continuar firme no Evangelho. O mais importante ensinamento é que Cristo morreu por nós para nos salvar e Ele ressuscitou dentre os mortos. Não fazemos nada! Tudo que temos e somos é pela graça. Anunciar a mensagem de Deus; Ressuscitarem com o Senhor! \o/ Viver, por amor a Deus e ao próximo, com prudência, não fazendo minha própria vontade. As más companhias estragam os bons costumes; Para nascer de novo é preciso morrer. Jesus venceu a morte e nos fez mais que vencedores! \o/

Cap. 16 - Ajudar uns aos outros materialmente, sem obrigações, mas com amor. Se importar e desfrutar da companhia com os amigos e irmãos. Aproveitar as oportunidades de trabalhar para o Senhor mesmo que muitos sejam contrários. Sermos bons hospitaleiros, ajudar no que for necessário, vivermos em paz. Maranata! Ora vem, Senhor Jesus! \o/
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.