#222. Notas sobre 2 Coríntios

Espalhe este texto!

#222. Notas sobre 2 Coríntios

Há mais de quatro anos, lendo as cartas do apóstolo Paulo aos coríntios, fiz notas sobre aqueles capítulos que li diária ou semanalmente. Deixei essas notas registradas em um caderno, e em 2015 digitei o que havia comentado sobre a primeira epístola e, consequentemente, publiquei aqui no EI. Agora, cerca de três anos depois, trago as anotações sobre a segunda epístola. Reitero: não se trata de um estudo profundo ou algo assim. São breves notas do que senti o Senhor falar comigo durante aquele período. Não alterei a grafia daquilo que está originalmente anotado; ignore os erros de sintaxe, concordância ou algo similar. Oro ao Senhor para que você seja edificado através dessas notas. Que Ele em Sua bondade te abençoe e te guarde!    

Leia também: Visão geral de 2 Coríntios

2 Coríntios


Cap. 1 – O Senhor nos ajuda sempre quando passamos por maus momentos. Ele quer nos usar para ajudar outras pessoas que passam por situações semelhantes. Devemos sofrer com os outros. Momentos de dor são necessários para aprendermos a confiar mais no Senhor. Precisamos orar pelas pessoas em perigo. Vivermos no mundo com boa consciência em relação a Deus e aos homens (ser simples e sincero).

Cap. 2 – Disciplina é necessária, mas o amor e o perdão são indispensáveis. O perdão é o poder que esmaga a Satanás. Ter visão do Senhor para perceber (e cumprir) as oportunidades que Ele nos concede de anunciar Seu evangelho. Somos o perfume de Cristo para as vidas que estão sendo salvas e para as que estão se perdendo. Sermos sinceros ao anunciar a mensagem de Deus (não por negócio, nem por nada).

Cap. 3 – A lei gravada em pedras teve glória (que durou pouco tempo brilhando no rosto de Moisés), mas essa glória nem se compara com a glória do Espírito em nós, da Sua liberdade! Moisés estava com o rosto coberto, mas, hoje, nós com os rostos descobertos, devemos refletir a glória do Senhor! Quanto mais andamos com o Senhor, mais nos parecemos com Ele, Seu caráter é impresso em nós! \o/

Cap. 4 – Nossa tarefa, como cristãos é sermos espelhos e refletir Sua glória, rejeitando tudo o que é mau e vergonhoso, tendo que agir abertamente e de forma verdadeira para que as pessoas tenham uma boa impressão de nós, que vivemos na presença de Deus. Não podemos esconder o evangelho, pois pessoas estão se perdendo, precisamos refletir Jesus e anunciar Sua verdade. Nós apenas somos servos e Deus é o Senhor; Todo poder e glória pertence somente a Ele! \o/

Passamos por momentos de aflição, de dúvida, de feridas, mas nunca estamos desamparados... Não ficamos desesperados, não somos derrotados nem destruídos... Sempre temos um Amigo. =) Levar em nosso corpo a morte de Jesus para que Sua vida seja vista em nós (Ele passou por momentos de angústia por nos amar) e passamos por perigos de morte por amor a Jesus. A verdadeira vida e a ressurreição estão nEle; Tudo acontece para Sua glória e para o bem de outras pessoas.

"Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno." - 2 Coríntios 4:18


Cap. 5 – Passamos por momentos de aflição e nada aqui nos sacia pois a nossa vida tem como alvo as coisas do céu. Vivemos por fé, sem precisar ver certas coisas para acreditar; Devemos buscar agradar ao Senhor onde quer que seja... Um dia, todos nós nos apresentaremos diante dEle. Temer ao Senhor implica levar a verdade às pessoas; Não se orgulhar pela aparência, mas por essência (a glória sempre é de Deus). Somos dominados pelo amor de Cristo, e Ele morreu para que os que vivam, não vivam mais para si mesmos, mas para Ele. Cristo veio para nos salvar.

Não usar regras humanas para julgar alguém, até porque não se deve fazer as mesmas coisas erradas que fazíamos antes de conhecer a Cristo. Ele nos torna novas pessoas. Cristo nos faz amigos de Deus e devemos levar essa mensagem de amor aos outros. O Senhor Jesus nos ajuda a vivermos de acordo com a vontade de Deus.

Cap. 6 – Desfrutar da Graça e mostrá-la às pessoas; Demonstrar que somos servos de Deus, suportando todas as aflições, sofrimentos e dificuldades com paciência. Através, também, da pureza, do conhecimento, da paciência e da delicadeza; Mesmo que sendo afligidos, percamos sono e comida ou trabalhando demais. Mostrar o amor verdadeiro, independente de qualquer crítica, circunstância ou algo aparentemente, desfavorável. (“Parece que não temos nada, mas na verdade possuímos tudo.”) Ter cuidado com a influência de pagãos e descrentes.

Cap. 7 – Se purificar de tudo o que torna impuro nosso corpo e nossa alma, vivendo uma vida delicada a Ele. Amar aos outros de tal forma que seja necessário viver ou morrer. Mesmo sem descanso, com problemas, lutas, aflições e medo, o Senhor nos anima! O Senhor pode usar a tristeza para que venhamos nos arrepender de algo... É uma tristeza com propósito. Ajudar os outros a se sentirem bem; Ser obediente, humilde, respeitoso e digno de confiança (bom exemplo, mas bom é o Senhor meu Deus! =)

Cap. 8 – Ser generoso e ajudar as pessoas de boa vontade, mesmo que com pouco. Fazer o que podemos e ainda mais. Ter a vontade e a disposição em ajudar. Primeiro, temos que se dar inteiro ao Senhor, depois aos outros. Servir com amor. Cristo era rico, mas por nos amar, Ele se tornou pobre a fim de que nos tornássemos ricos por meio da pobreza dEle. Ser liberal e ter entusiasmo ao ajudar; Não ofertar aquilo que eu não tenho e terminar o que foi começado, com o mesmo ânimo de antes (não desanimar). Se temos bastante, devemos ajudar os necessitados. Recolher ofertas da forma que, tanto o Senhor quanto as pessoas, acham certo.

Cap. 9 – Ofertar por vontade, e não por obrigação; Andar sempre preparados e ofertar com alegria. (“Quem planta pouco colhe pouco; quem planta muito colhe muito”). O Senhor pode nos dar muito mais do que precisamos e temos sempre tudo o que necessitamos e ainda mais do que o necessário para fazermos todo tipo de boas obras. Deus é bom para sempre e, precisamos ser generosos. O resultados está na gratidão, nas orações de agradecimento a Deus, pelo evangelho que proclamamos e seguimos, com carinho e pelo amor que o grande Senhor e Deus nos mostra a nos leva a espalhar. =)

Cap. 10 – Não fazer as coisas por motivos humanos. As armas de Deus são muuuuuuuito mais poderosas! Acabar com ideias falsas, orgulho humano e todo pensamento carnal; Dominar nossos pensamentos e levá-los obedientes a Cristo. Não julgar pela aparência e se colocar no lugar do outro, repensando nossa “moral” e edificar outras pessoas, não destruí-las. Não querer se aparecer, nem cobiçar pensamentos e desejos egoístas de outras pessoas. Ser justo! Deus é bom e controla tudo e todas as coisas! Ele usa pessoas aqui, outras em outros lugares, e tudo é para glória dEle, não nossa! Apenas somos aprovados quando o Senhor nos aprova e não quando nos julgamos aprovados.

Cap. 11 – Zelar pelas pessoas que o Senhor põe em nossas mãos; Entregá-los a Deus como uma virgem para a um homem, que é Cristo. Não deixar elas caírem em armadilhas e enganos de qualquer mensagem que ouçam.

Se gabar é loucura! Ao anunciar o Evangelho de Cristo, estamos sujeitos a várias situações adversas, perseguições, perigos de morte, fome, sede, sono (os versos 23-27 são fantásticos!), mas prosseguir é essencial! Vale bastante a pena! É necessário nos preocuparmos, de verdade, com a situação do próximo. Somos fracos e Deus é forte! Ele é bom e sempre tem nos guardado! =)

Cap. 12 – O Senhor pode permitir que sintamos certas dores para não nos exaltarmos; Às vezes, Ele pode sim dizer um “não” a nossos pedidos, mas Ele continua sendo bom. Nem sempre Ele nos dá o que pedimos, mas ter Sua graça e Seu amor é mais que suficiente para nós! \o/ Se alegrar nos momentos de fraqueza, de dor, de sofrimento por amor a Jesus, pois quando perdemos todas as nossas forças, o Senhor manifesta a Sua força em nós! =)

Ajudar as pessoas, mesmo que gastamos nossos dinheiro e a nós mesmos e ficar contente com isso ou seja lá o que for! Falar e fazer as coisas como se na presença de Cristo (fisicamente falando); Se arrepender dos nosso erros, clamar e buscar viver a mudança que o Senhor quer nos dar e fugir de brigas, ciúmes, ódio, egoísmo, insultos, falatório, orgulho e desordem.

Cap. 13 – Ao viver em união e ligados com Cristo, teremos o poder de Deus para agir; Examinar-nos a fim de saber se estamos firmes na fé. Ao ajudar e orientar as pessoas, não esperar que elas não errem, por motivos egoístas como se fôssemos bons "ensinadores (não achei outra palavra)", mas para fazerem o que é certo. Não importa se parecer que somos falhos... Agir em favor da verdade sempre!

Não importa se ficarmos fracos para outras pessoas ficarem fortes, e fazer o necessário para outras pessoas se fortalecerem na fé e não destruí-las, alertando-as sempre antes de agir. Procurar ser correto em tudo e ter todos nós, em união, o mesmo modo de pensar e viver em paz, assim o bom Deus de amor e paz estará conosco!

Que a graça de Cristo, o amor do Pai e a presença do Espírito Santo superabunde em todos nós, AMÉM! \o/
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.