#262. Sê homem!

Espalhe este texto!

#262. Sê homem!

Texto escrito pelo Pr. Cláudio César e repostado pelo Eterno Inconformado.]

Desejo compartilhar, em forma de texto, uma mensagem que ministrei a algum tempo, no congresso de homens da CEADER e, também em outros lugares. O texto escolhido foi o de I Reis 2:2: “Eu vou pelo caminho de toda a terra, esforça-te, pois e sê homem”.           
O rei Davi em fim de carreira está dando conselho ao seu filho Salomão que breve iria assumir o reinado de Israel. Davi diz ao seu filho: “esforça-te, pois e sê homem”.

Seja homem [e isso não tem nada a ver com machismo, não no que estamos falando aqui =]

Alguns aspectos podem ser analisados desta palavra.

O primeiro é que esta expressão aponta para a questão do gênero. Quando Davi diz: “sê homem”, pode ser interpretado: seja macho! A Bíblia diz que Deus fez macho (hb. Zakar) e fêmea (hb. Qebah). O tipo de relação que Deus aprova é sempre o heterossexual, monogâmico e indissolúvel. Não podemos relativizar a Palavra do Senhor. A Bíblia está repleta de textos, tanto no A.T. como também no N.T. que chamam o homossexualismo de pecado e é assim que deve ser. Homem tem que ser macho. Isto não significa machista! Assim como a mulher tem que ser fêmea, e não feminista!         

O segundo é que esta expressão também aponta para a questão do caráter, da integridade: Davi diz: “esforça-te, pois e sê homem”, ou seja, tenha integridade, postura, seja alguém confiável, cumpra a sua palavra.           

O contexto do capítulo nos mostra isso: dos versículos 5-9, Davi pede ao seu filho que prometa e cumpra uma promessa feita a seu pai. Não levando em conta, especificamente os detalhes em que Davi possa ter exagerado ou não no seu pedido, contudo, o centro da questão aqui é: Salomão cumpra a palavra comigo, pois é uma questão de honra! Como os homens, principalmente os cristãos, precisam valorizar este aspecto! É melhor perder posições, cargos, barganhas, riquezas, do que perder a integridade, principalmente aqueles que se dizem servos de Deus!           

O terceiro aspecto é que esta expressão também aponta para a questão da coragem e do esforço. Davi claramente associa as duas palavras: “esforça-te e sê homem”. Por mais que estejamos numa época em que, de uma forma positiva, estejamos vendo as mulheres cada vez mais ativas na sociedade e, melhor ainda, as mulheres de Deus sendo verdadeiras ajudadoras dos seus esposos e também preciosamente úteis no reino de Deus, contudo os homens não podem abdicar das referências que o próprio Deus deu a eles e, certamente as mulheres esperam ver neles. Deus não muda seus conceitos absolutos, por isso, a referência da liderança na casa deve ser o homem e ele deve esforça-se para isso. Por mais que, financeiramente, a mulher possa ganhar mais que o marido, por exemplo, o que importa é que ela veja nele o esforço de trabalhar e se aperfeiçoar. Isto já será uma referência que irá gerar respeito.           

No reino de Deus não é diferente. Os homens precisam se esforçar e fazer a obra do Senhor; foi assim que as igrejas cresceram no passado e é assim que Deus quer. No popular: HOMEM QUE É HOMEM, SE ESFORÇA, NÃO ACIMA DO LIMITE, MAS DENTRO DELE.           

O quarto aspecto é que esta expressão também aponta para a questão da vida espiritual, ou seja, Davi estava dizendo: seja homem, mas homem de Deus! O contexto do capítulo também nos mostra isso. No versículo 3 diz: “E guarda a ordenança do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os sues testemunhos, como está escrito na Lei de Moisés...”.           

Estamos vivendo numa época em que, não estamos precisando apenas de homens, mas sim de homens de Deus! Estamos, também, vivendo numa época em que, os crentes precisam reconhecer e respeitar os homens de Deus. Gosto sempre de afirmar: RESPEITE UM UNGIDO, ELE É HOMEM, MAS É HOMEM DE DEUS!

Por outro lado, quem verdadeiramente é homem de Deus deve mostrá-lo por sua postura, muito mais do que pelas suas palavras ou imposição humana. Quem é homem de Deus, é e pronto.           

O quinto aspecto é que esta expressão também aponta para a questão da limitação, da humanidade.

Esta limitação humana está expressa em alguns versículos deste capítulo, como por exemplo, no 1 que diz: “E aproximando os dias da morte de Davi...”; no 2 diz: “Eu vou pelo caminho de toda a terra”; no 10 diz: “E Davi dormiu com seus pais e foi sepultado na cidade de Davi”. Ou seja, o ser humano tem os seus ciclos e suas limitações. Ele tem que ser simplesmente homem, nada a mais e nada a menos do que isto.

Todos nós temos as nossas limitações e precisamos respeitá-las. Não podemos fazer nada acima da nossa capacidade física, mental e emocional. A Bíblia diz em Ec 9:10: “Tudo o que te vier a mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças...”, ou seja, nem a mais, nem a menos, mas sim, CONFORME! 

Por mais que tenhamos um ministério a exercer, uma chamada a cumprir, contudo, somos humanos e precisamos do repouso, do descanso, das férias, da prioridade à nossa família. Não somos nem super homens e, muito menos super crentes, somos sim, mas do que vencedores, em Cristo.           

Isto nos ensina, também que, não devemos idolatrar, nem super estimar um servo de Deus e ungido do Senhor. Ele é homem de Deus, mas é homem!           

Assim sendo, pode-se afirmar: RESPEITE O UNGIDO, ELE É HOMEM, MAS É HOMEM DE DEUS, PORÉM NÃO IDOLATRE-O, ELE É HOMEM DE DEUS, MAS É HOMEM!   

Errar é humano; assumir o erro é caráter.
     
Enfim; sê homem, aponta para o fato de que, fomos feitos por Deus, machos. Segundo, aponta para o fato de que devemos ter caráter, integridade. Terceiro, devemos ter coragem e sempre nos esforçarmos. Quarto, devemos ser homens de Deus e quinto, não podemos nos esquecer de que, embora sejamos homens de Deus, contudo, somos homens e temos nossas limitações.

Deus nos abençoe!
Pr. Cláudio César Laurindo da Silva

[Texto escrito pelo Pr. Cláudio César e repostado pelo Eterno Inconformado.]
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.