Deus
é santo. Seu povo também deve ser.
Levítico trata do preparo adequado para a adoração. Deus havia feito uma promessa àquele povo de que eles seriam “um reino sacerdotal e nação santa” (conforme Êxodo 19:6), o que fazia necessário que eles agissem à semelhança de Seu Senhor. Feitos propriedade particular de Deus, o povo de Israel agora precisava manter um temor santo, obedecer ao Senhor e viver em pureza, de modo que eles fossem aceitáveis a Deus na adoração.
“Porque Eu sou o SENHOR, que vos fiz subir da terra do Egito, para que Eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque Eu sou santo.” – Levítico 11:45
O povo sabia que Deus estava presente entre eles, por isso era necessário ter um senso adequado do que isso significava. O centro de tudo aqui é que Deus é santo, e Seu povo, semelhante a Ele, também deve ser santo. Santidade essa relacionada não apenas a ritos, mas a ter compaixão uns com os outros, da mesma forma que Deus se compadeceu daquele povo.
Todas as leis presentes em Levítico são parte da aliança de Deus com Israel. Em suma, não se tratam apenas de ritos religiosos, como supracitado, mas de relacionamento. O que só é possível com a soberana e boa provisão do Senhor. Levítico é o apelo de Deus para que Seu povo, em santidade, se achegue a Ele em comunhão e adoração. Levítico trata do acesso a Deus, do aproximar-se dEle e como Seu povo redimido irá se privilegiar de Sua presença através do derramamento de sangue, o que – para nós dos dias de hoje – foi conquistado através do sacrifício de Jesus.
“Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma.” – Levítico 17:11
Referências:
(1) FEE, Gordon; STUART, Douglas. Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 2013.
(2) Site Desfazendo Contradições - www.dc.golgota.org.
Sem comentários!
Deixe teu comentário!
O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.