#308. Habacuque: A Indignação

Espalhe este texto!

#308. Habacuque: A Indignação

Confie no Senhor. Descanse. A justiça e a bondade dEle sempre prevalecerão.

O livro de Habacuque traz um diálogo entre o profeta e Deus a respeito dos pecados de Judá e de como Deus agirá diante dessa situação. Já no primeiro capítulo, Habacuque aparece questionando a Deus o porquê de ele ter visões a respeito das iniquidades do povo, enquanto, aparentemente, Deus está indiferente a toda essa situação.

Mas não. Deus é o juiz de toda a Terra. O Senhor sabe de todas as coisas e nada foge do Seu controle. É quando Ele responde a Habacuque que usará os caldeus/babilônios para punir a Judá por seus pecados. Ainda assim, Habacuque O questiona mais uma vez pois acredita que Deus não está agindo com justiça, afinal Ele está dizendo que enviará um povo ainda mais pecaminoso que Judá para puni-la.

O segundo capítulo começa com Habacuque mostrando que esperará pela resposta divina. E Ele responde. Deus diz a Habacuque que ele deve, sim, esperar, pois a resposta virá na hora certa, além do que os justos devem diver pela fé. E Ele ainda diz mais: não é porque os caldeus serão usados para disciplina dos judeus que eles próprios não serão punidos por seus erros. Ainda no segundo capítulo (versos 6, 9, 12, 15 e 19) são proferidos cinco ais contra os caldeus, mostrando que eles também não sairão impunes.


“Mas o SENHOR está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.” – Habacuque 2:20

É no terceiro capítulo que Habacuque, de fato, entende que ele (e nós) precisará(emos) usar a fé e entender que os desígnios de Deus são infinitamente superiores aos nossos, mesmo que pareça que Ele não está atento às injustiças do mundo e às calamidades e situações desoladoras que muitas vezes enfrentamos. É preciso ter fé, confiar e saber que Ele é soberano, justo e bom.


Habacuque: A Indignação

Ainda no terceiro capítulo, Habacuque se lembra e descreve de forma poética grandes feitos de Deus. Com isso em mente, o profeta clama por um avivamento, pedindo a Deus que faça mais uma vez os feitos de outrora. Já entendendo que o Senhor é soberano sobre tudo e todos, Habacuque agora diz que ele confiará em Deus, sabendo que sempre estará seguro em Suas mãos mesmo que tudo à sua volta pareça mostrar o contrário. E nós também podemos descansar e esperar em Deus, lembrando-nos do que Ele já fez e que Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre.


“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.” – Habacuque 3:17-19a

Por fim, é sempre bom lembrar que tudo que Deus faz tem um propósito. Tudo sempre redundará em Sua glória, fique em paz! E Ele ainda usará essas circunstâncias para o bem daqueles que Ele ama e que Ele chamou! Tudo para nos tornar semelhantes a Ele.

Espere. Confie. Agradeça. Adore!
Deus é soberano, justo e... bom! =]

Referências:
1. Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.

Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.