#307. Naum: A Vingança

Espalhe este texto!

#307. Naum: A Vingança

Deus é amor. Deus é justiça. Um atributo não anula o outro!
Tanto Sua bondade quanto Sua justiça foram exibidas lado a lado através da morte de Jesus na cruz.

Ao lado de Obadias, Naum foi outro profeta usado por Deus para anunciar juízos a uma nação estrangeira. Enquanto o primeiro se dirigiu a Edom, o segundo se dirigiu à cidade de Nínive, a mesma onde o profeta Jonas pregou algum tempo antes. Mas o que difere a pregação de Jonas da pregação de Naum? Vejamos.

Como você leu no texto sobre o livro de Jonas, Nínive era a capital da Assíria – uma das maiores potências do mundo naquela época. Ao ouvirem a pregação de Jonas, os ninivitas se arrependeram e Deus teve misericórdia deles e de toda uma nação. Deus, o próprio amor, é compassivo. E ao lado do Seu amor está a Sua justiça e santidade.


“De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.” – Eclesiastes 12:13-14

O livro de Naum traz uma denúncia contra os pecados da Assíria – sua idolatria (Na 1:14), arrogância, opressão e crueldade (Na 3) –, o que a leva a ser julgada pelo Senhor que a condena à destruição. É aqui que reside a diferença principal entre as duas mensagens para um mesmo povo (os assírios): no livro de Jonas, Deus mostra Sua misericórdia; no livro de Naum, Ele mostra Sua ira santa e Seus juízos contra os pecados dos ninivitas que alguns anos antes se arrependeram, mas parece que um tempo depois, continuaram com sua impiedade.

Naum: A Vingança

Lembrando que no momento em que Naum proclamou tais juízos, a Assíria estava no auge do seu poder (leia Na 1:12) e os reis de Judá eram submissos ao rei assírio. Logo se percebe que Naum, como outros profetas, profetizou em um cenário arriscado para sua vida, mas isso nunca impediu nem ele nem outros servos de Deus a fazer o que precisava ser feito.

Fato é que além de punir uma nação por seus pecados, Deus também estava trazendo alívio para Judá que também sofreu muito nas mãos dos assírios. Isso pode ser visto no primeiro capítulo de Naum, escrito de forma totalmente poética para descrever esses dois atributos de Deus: Sua misericórdia e Sua justiça, Ele que é Rei não apenas sobre Israel, mas sobre todos os povos e todo o universo!


“O SENHOR é Deus zeloso e vingador; o SENHOR é vingador e cheio de furor; o SENHOR toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos. O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o SENHOR é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele.” – Naum 1:2-3a,7

Enfim, tome nota: Deus abomina a arrogância. Já vimos isso em Obadias e tal atitude é a que encabeça uma lista de coisas que Ele detesta, lista essa que você pode ler em Provérbios 6:16-19. E assim como vimos em Obadias, Naum também nos lembra que o Senhor Soberano agirá com justiça e punirá as nações por seus pecados.

Referências:
1. Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.

Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.