#306. Miquéias: A Integridade

Espalhe este texto!

#306. Miquéias: A Integridade

É preciso que vivamos de maneira reta, justa e santa, sem nunca perder de vista um estilo de vida que honre ao Senhor verdadeiramente e o amor ao próximo, afinal Ele pode usar as nossas vidas para abençoar a vida de outros.

O livro de Miquéias traz três oráculos que alternam entre denúncias contra Israel e Judá – por conta de pecados como a idolatria e a injustiça social (já condenados por Oséias e Amós) e palavras de esperança futura, de que as nações seriam abençoadas através de Israel e, sobretudo, por meio do rei messiânico que viria, enfatizando, assim, a grande misericórdia do Senhor. Essas três seções do livro podem ser identificadas através da expressão “ouvi [vós]” encontrada nos versos 1:2; 3:1 e 6:1, o que será mais detalhado adiante.


Miquéias: A Integridade

A primeira série de oráculos e a primeira palavra de esperança
A primeira seção do livro de Miquéias compreende os dois primeiros capítulos, sendo que entre Mq 1:2 – 2:11, encontramos a primeira série de oráculos contra o povo, onde o profeta pronuncia o juízo de Deus contra Samaria e Jerusalém (as capitais dos reinos de Israel e de Judá). No capítulo 2, encontramos algumas razões para esse juízo: os senhores da terra eram injustos e falsos profetas se aliaram com eles a fim de extorquir e roubar o povo. Essa primeira seção termina com uma promessa de restauração futura (Mq 2:12-13).

A segunda série de oráculos e a segunda palavra de esperança
Os capítulos 3 – 5 abrangem a segunda seção do livro, onde o capítulo 3 traz a segunda série de oráculos. Aqui Miqueias trata dos líderes e profetas. Esperava-se que ensinassem o que é certo e justo (Mq 3:1), mas eles mesmos promoviam a injustiça social e a perversão de direitos, pois além de falsos profetas, eram mercenários. A segunda palavra de esperança está contida entre os capítulos 4 – 5, com a promessa de que o Messias restaurará Sião e as nações se reunirão para ouvir a Palavra de Deus que sairá de Jerusalém. É o anúncio da chamada dos gentios e da instituição do reino de Jesus.

A terceira série de oráculos e a terceira palavra de esperança
A terceira e última seção de Miquéias é composta pelos capítulos 6 – 7. Enquanto o Senhor, através da vida de Miquéias, proclama juízos ao povo, esse opta por se defender com promessas de mais religião, mas Deus lembra-lhes de que eles já sabem o que deve ser feito:


“Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?” – Miquéias 6:8

No decorrer da seção, ainda notamos que tanto Israel quanto Judá agiram com desonestidade (Mq 6:9-11), violência e mentira (Mq 6:12) e viram suas famílias se deteriorarem (Mq 7:5-6). E finalizando a seção, a última palavra de consolo remete ao caráter misericordioso e perdoador do nosso Deus, como expresso em um dos mais famosos versos de Miquéias:


“Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniquidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade. Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniquidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar.” – Miquéias 7:18-19

Para finalizar este texto, salienta-se que o contexto geral de Miqueias nos ensina que como Deus prometeu a Abraão, em Gênesis 12:3, que abençoaria as nações, esse é o principal papel do rei messiânico prometido pelo Senhor: Ele seria o instrumento de Deus para trazer paz para as nações. Isso também nos mostra de forma prática que nosso Deus é Deus de justiça e misericórdia, logo Ele exige o mesmo do Seu povo – foi exatamente esta uma das falhas de Israel e Judá: não olhar para o próximo de maneira humilde e agir de forma justa –.

REFERÊNCIAS:
1. Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.

Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.