#302. Amós: A Hipocrisia

Espalhe este texto!

#302. Amós: A Hipocrisia

Não pense que Deus tardará ou que Ele não está atento a tudo o que fazemos.

De modo semelhante ao serviço de seu contemporâneo Oséias, o profeta Amós anuncia a mensagem do Senhor para o Reino do Norte, Israel. O conteúdo básico dessa mensagem consiste em dizer ao povo que, além do cativeiro em outra terra (a Assíria), Deus também estava rejeitando totalmente suas práticas religiosas.

Os israelitas não só estavam sendo infiéis à aliança com Deus (como mencionado por outros profetas), como também estavam tão carregados de soberba, arrogância e vaidade ao ponto de se esquecerem do amor a Deus e do amor ao próximo. Aparentemente, tudo parecia estar sendo feito da maneira correta, e por mais que o povo estivesse vivendo momentos prósperos, havia algo errado: eles deixaram de buscar ao Senhor de coração. Havia muita mistura e os israelitas deixaram de guardar sua aliança com Deus.
”Portanto, assim te farei, ó Israel! E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus. Porque eis aqui o que forma os montes, e cria o vento, e declara ao homem qual seja o seu pensamento, o que faz da manhã trevas, e pisa os altos da terra; o SENHOR, o Deus dos Exércitos, é o seu nome.” – Amós 4:12-13

Em alguns aspectos, o livro de Amós me lembra o livro de Tiago ao nos ensinar que viver práticas religiosas sem compaixão para com o próximo não agrada ao Senhor. Se o próprio Deus teve compaixão dos israelitas enquanto eles eram escravos no Egito, o povo também deveria se compadecer dos mais pobres, afinal a própria Lei que eles receberam tratava disso (leia, por exemplo, Êxodo 22:21-27).

Amós: A Hipocrisia

Fato é que estava tudo errado! Imoralidade, sincretismo religiosos e injustiças sociais predominavam entre Israel. O povo confiava falsamente em sua religião, em seus bens materiais e em suas habilidades militares. Eles viviam um momento de crescimento e prosperidade, mas se deixaram ser enganados pela altivez de espírito. Toda essa distorção de valores incidiu no juízo de Deus sobre o povo – o que tomou forma através do exílio na Assíria (eles também já estavam avisados desde o princípio, como você pode ver em Levítico 26:27-45, mas todas essas advertências foram rejeitadas pelo povo) –.

“Porque assim diz o SENHOR à casa de Israel: Buscai-me, e vivei.” – Amós 5:4

No antepenúltimo capítulo do livro, Amós dá uma resposta épica ao rei que queria lhe proibir de anunciar a mensagem do Senhor. O profeta responde dizendo que ele não escolheu esse ofício e que foi Deus quem o enviou para profetizar. Já o último capítulo, de modo similar aos escritos de outros profetas, conclui com promessas de bênçãos, onde Israel será restaurada através do Grande Rei, o Messias: Jesus!

“Ainda que cavem até ao inferno, a minha mão os tirará dali; e, se subirem ao céu, dali os farei descer.” – Amós 9:2

Referências:
Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.