#280. 2 Reis: A Teimosia

Espalhe este texto!

#280. 2 Reis: A Teimosia

As advertências vêm sempre antes da sentenças e não vale servir a dois senhores. 
E aí, quem é o seu rei?

Como visto em 1 Reis, os israelitas estavam divididos em dois reinos (Israel e Judá) governados na maior parte das vezes por reis idólatras que não apenas pecavam por si só, mas também levavam todo o povo com eles a se rebelar contra Deus. Dito isso, experimente ler 2 Reis acompanhado de Deuteronômio 28: Deus escolhe um povo para chamar de Seu, a fim de abençoá-lo e abençoar a terra através dessas pessoas, fazendo, assim, uma aliança com eles de obediência e fidelidade, mas esse povo falha sucessivas vezes mesmo quando o Senhor envia Seus profetas a fim de alertar a nação de que Seu juízo está próximo, porém mesmo assim o povo não se arrepende.
“Porque sucedeu que os filhos de Israel pecaram contra o SENHOR seu Deus, que os fizera subir da terra do Egito, de debaixo da mão de Faraó, rei do Egito; e temeram a outros deuses. E andaram nos estatutos das nações que o SENHOR lançara fora de diante dos filhos de Israel, e nos dos reis de Israel, que eles fizeram.” – 2 Reis 17:7-8

E Deus sempre cumpre com Sua palavra: Ao fazer uma aliança com Davi, Deus lhe diz que sempre teria um descendente seu no reino, mas em Deuteronômio 28, Deus também disse que se o povo não ouvisse Sua voz, nem obedecesses aos Seus mandamentos, eles e seu rei seriam levados ao cativeiro em uma nação distante. A idolatria em não reconhecer que que só Deus é digno de adoração e o pecado em agir como se não conhecêssemos Sua Palavra traz consequências sérias e é preciso estarmos atento a isso, ainda mais quanto temos as Sagradas Escrituras - o nosso manual de fé, conduta e prática – nos orientando como proceder em toda e qualquer situação.

2 Reis: A Teimosia

Outros destaques importantes encontram-se em 2 Reis:

Os primeiros capítulos do livro enfatizam o papel do profeta Eliseu e alguns milagres operados por Deus através da vida dele, os quais se assemelham bastante a alguns feitos de Jesus, ao levar o poder de Deus a estrangeiros, ressuscitar mortos, curar leprosos e ajudar uma viúva. Já os capítulos finais nos retratam a derrota de povo de Israel e de Judá quando Deus, o Senhor de toda a terra, levanta os assírios e os babilônios para deportar o povo.

Em paralelo ao resto do livro, uma mensagem similar à de 1 Reis: precisamos estar atentos para não estagnarmos após fazer aquilo que Deus nos ordenou. Jeú, por exemplo, começou bem, mas não teve cuidado de amar ao Senhor de todo o seu coração. Em vez disso, ele seguiu o caminho dos reis que lhe antecederam, fazendo o mesmo que eles faziam. Outros monarcas relatados em 2 Reis também foram bons líderes, porém trechos de suas histórias trazidas nos livros das Crônicas nos mostram que em determinado momento eles caíram, fazendo o que não era para ser feito.

Fica a mensagem: Nossos erros são nossos. Deus nunca falha, mas nós, sim! E mesmo que o líder humano que esteja sobre um povo falhe, atente-se: os erros dos outros não são desculpas para errarmos também! No final, cada um prestará contas, individualmente, ao Senhor soberano de toda a terra e céu!

Referências:

(1) Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.
(2) Livro de 2 Reis. (s.d.). Fonte: Got Questions: https://www.gotquestions.org/Portugues/Livro-de-2-Reis.html
(3) O livro de 2Reis. (s.d.). Fonte: Biblicamentes: https://biblicamentes.com.br/estudo-biblico/2reis/
(4) Verdade Vida. (2017). Fonte: Histórico - Segundo Reis: https://www.verdade-viva.net/historico-segundo-reis
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.