#281. 1 Crônicas: A Identidade Reconstruída

Espalhe este texto!

#281. 1 Crônicas: A Identidade Reconstruída

Como voltar ao caminho correto quando se tomou o rumo do erro? Para recomeçar, é preciso rever o plano e entender onde houve falhas.

Nos textos anteriores você acompanhou como o reino em Israel começou a entrar em declínio e como a teimosia recorrente dos reis do Norte e do Sul acabou por levar a nação ao exílio na Assíria e na Babilônia.

Os livros das Crônicas trazem, em sua maioria, relatos de fatos ocorridos e descritos nos livros do profeta Samuel e nos livros dos Reis. Apesar de trazerem praticamente as mesmas informações o diferencial das Crônicas é enfatizar como o povo deveria, verdadeiramente, adorar ao Senhor após retornar do cativeiro, focando na organização do serviço no Templo realizado pelos sacerdotes com o culto e pelos levitas com a transmissão das legítimas tradições do povo.

Está tudo lá registrado: as genealogias presentes nos capítulos só reafirmam que desde o princípio, Deus conhece a cada um pelo nome e, sim, Ele tem um plano de redenção para os Seus! Quando as Crônicas foram escritas, Israel e Judá – por conta de sua obstinação – perderam sua identidade de povo de Deus, estando presos em terras estranhas. Mas era tempo de um recomeço, visto que eles estavam voltando do cativeiro (1Cr 9) e, como alguém um dia escreveu, se um povo não conhece sua própria história, está condenado a repeti-la.

1 Crônicas trata de um resgate dos padrões de culto e de adoração a Deus através da história do Reino do Sul (Judá), omitindo, assim, a história do Reino do Norte (Israel). Nesta primeira parte das Crônicas, a maior parte do conteúdo é focada na perspectiva do rei Davi em relação ao Templo e à Presença do Senhor.

1 Crônicas: A Identidade Reconstruída

Dito isso, alguns destaques do livro:

1Cr 4:9-10 – Em apenas dois versos, aprendemos com Jabez que uma oração sincera muda trajetórias!

1Cr 5:20 – Clamar a Deus em meio às guerras é um tema recorrente nos livros históricos da Bíblia!

1Cr 13:2; 15:2 – É a Presença do Senhor que faz a diferença, entretanto não podemos fazer Sua obra de qualquer maneira!

1Cr 16 – Ah, a gratidão! Louvar e agradecer ao Senhor é essencial! Esse cântico de Davi registrado no capítulo 16 é uma espécie de colagem dos Salmos 96 e 105 com alguns trechos dos Salmos 106 e 107!

Um parêntese aqui será aberto para mencionar dois trechos que serão temas de futuros textos aqui no EI, a saber: agradeça a Deus pelos “nãos” que muitas vezes Ele te diz (1Cr 17)! Enquanto isso, tome cuidado ao ouvir conselhos de pessoas tolas e deixe a barba crescer (1Cr 19)! Como foi dito, futuramente, essas duas passagens se tornarão dois textos distintos aqui em nosso blog!

1Cr 21 – Como já mencionado em 2 Samuel, não confie em tua força, visto que isso pode te levar à queda e a se esquecer da bondade do Senhor!

1Cr 21:24 – Também como já foi destacado no estudo de 1 Reis, servir ao Senhor requer disposição e envolvimento! Note que foi na Eira de Ornã que o Templo foi construído por Salomão (veja 2Cr 3:1)

1Cr 23 a 27 – A organização das funções sacerdotais, levíticas e de outros cargos descritas nesses capítulos é exatamente o que estava em falta em Israel e em Judá no tempo dos reis!

1Cr 29 – O próprio Davi deixou o exemplo para o povo enquanto ofertava voluntariamente! Era isso que os reis precisavam ser: bons exemplos, além de orientarem o povo na correta adoração e serviço a Deus! Enquanto lê o capítulo 29, tente imaginar essa oração e o entusiasmo e a sinceridade com os quais ela foi realizada! Note a atribuição de glória e de honra ao Senhor e de dependência total que o rei Davi manifesta ter para com Deus! É, de fato, um desejo de Davi que o coração do povo estivesse voltado totalmente para o Senhor!

1 Crônicas termina com o relato da morte do rei Davi. Atente-se para os principais exemplos deixados por esse homem segundo o coração de Deus: comunicação e relacionamento constante com o Senhor é o que faz toda a diferença em tudo o que fazemos! Davi é um exemplo de legado, de orientação, de liderança, e apesar de suas falhas, ele é alguém que nos ensina em como devemos deixar frutos para os nossos, para aqueles que nos ouvem e para toda uma próxima geração.
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.