#333. 1 Pedro: A Perseguição

Espalhe este texto!

#333. 1 Pedro: A Perseguição

Uma carta escrita para lembrar os filhos de Deus de que eles são peregrinos e forasteiros neste mundo mal, e que suas vidas devem resplandecer a glória do Reino de Seu Pai e glorificá-Lo, à imagem de Seu Filho, Jesus.

Como ser um verdadeiro cristão em cenário de hostilidade, perseguição e sofrimento? Segundo o apóstolo Pedro, imitando Jesus – cujo sofrimento nos salvou e nos deu um padrão, um modelo de vida a ser seguido, e cuja ressurreição nos garante esperança para o futuro, mesmo em meio ao sofrimento.

Pedro escreve sua primeira epístola para que compreendamos que todo sofrimento adjacente à vida cristã encontra-se dentro de um contexto maior: um propósito de salvação de vidas e a glória do Senhor. Portanto, podemos viver com certa esperança, cientes também de que o Espírito Santo fará Sua obra em nós, mesmo que o cenário ou as circunstâncias não pareçam favoráveis. 
“Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado. Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal. Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito; E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” – 1 Pedro 4:14; 3:17-18 + 2 Timóteo 3:12

Cristãos no Coliseu, em Roma

Em paralelo ao tema do sofrimento, Pedro nos lembra que Deus nos chamou para sermos Seu povo neste mundo, e, à imagem de Jesus, viver como nosso Mestre viveu. Outrossim, é importante que nossa maneira de viver, tanto individual quanto coletivamente, condiga com a de um povo que está neste mundo de passagem, um povo estrangeiro e peregrino, cuja herança está no céu, vivendo de modo a honrar Seu Rei, Seu Pai, Senhor e Salvador, e servindo em favor daqueles que não conhecem a Deus. 
”Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma; tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem. Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.” – 1 Pedro 2:11-12,17

No tocante à estrutura da carta, ela pode ser dividida em três partes:
  
A primeira parte (1Pe 1:13-2:10) é um chamado à santidade, onde Pedro, inspirado pelo Espírito Santo, nos assegura que somos chamados por Deus. Destarte, nossa vida deve evidenciar o caráter do nosso Pai, vivendo de modo digno a esse chamado sublime e declarando a Sua grandeza em nosso viver. 
”Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.” – 1 Pedro 1:15-16; 2:9-10

A segunda parte (1Pe 2:11-4:11) aborda o supracitado tema do sofrimento, nos ensinando que nós, cristãos, devemos viver de forma íntegra e paciente para com aqueles que nos perseguem (por isso que muitos dizem que os cristãos são loucos, afinal nossos padrões são muito diferentes dos padrões do mundo) mesmo quando fazemos o que é correto e justo. Somos exortados por Pedro a seguir o exemplo de Cristo em determinados cenários nos quais podemos esperar hostilidade e perseguição. Ele nos lembra que agir assim só é possível por conta do trabalhar do Espírito Santo em nossos corações e da graça que emana de Jesus – que em Sua morte e ressurreição nos concedeu santidade e esperança. 
”E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis. Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção. Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo.” – 1 Pedro 3:8-9,15-16

Na terceira parte (1Pe 4:12-5:11), o apóstolo Pedro situa o sofrimento de seus leitores em um contexto teológico, ao passo em que adverte os presbíteros a que conduzam o povo por meio do exemplo em questões que tratam do sofrimento e da vida em comunidade enquanto aguardam a volta de Jesus. 
”Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.” – 1 Pedro 5:5-9

Deveras, após a leitura dessa primorosa carta, tome nota: tão importante quanto agir como Jesus agia é reagir como Ele reagia (vi essa frase em algum lugar aí pela internet!). Que o Senhor nos ensine a viver de modo a honrá-Lo em todo tempo e em qualquer circunstância. A Ele seja a glória hoje e sempre!



REFERÊNCIAS:
Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.