Mais
do que reconstruir muros, uma reforma efetiva acontece de dentro para fora. Líderes
segundo o coração de Deus não veem um trabalho bem feito apenas por conta de uma
beleza ostensiva, mas por conta de um serviço sincero a Deus por conta dos seus
liderados.
O livro de Neemias parece nos apresentar a
consolidação de um processo de reconstrução da identidade de povo de Deus após sair do exílio,
conforme iniciado no primeiro livro
das Crônicas. Neemias tem uma narrativa similar e bem paralela à do livro de Esdras,
com a diferença de que enquanto o sacerdote Esdras relata o processo de
reconstrução do Templo, Neemias relata o processo de reconstrução dos muros de
Jerusalém – muros esses que a delimitavam e serviam como um constituinte
identitário dos israelitas.
Ao saber do triste estado de Jerusalém,
Neemias não foi apático. Em vez disso, ele se sentiu angustiado e clamou pelo
seu povo, ensinando-nos o
valor da intercessão e do serviço. Neemias sabia que ele não deveria ficar
parado, mas agir – e mais importante do que agir, era agir mediante as
orientações do Senhor, o que Ele prontamente fez mediante um relacionamento de diálogo
constante com Deus –.
Assim como Esdras relatou os ataques dos
inimigos durante a reconstrução do Templo, Neemias traz os registros dos feitos
de alguns opositores – que apesar das investidas para parar a reconstrução,
falharam –. Essas investidas dos oponentes de Neemias (a saber: Tobias,
Sambalate e Gesém) fracassaram porque Deus estava orientando e protegendo
Neemias, mas como é interessante conhecer as armas do inimigo, perceba que
Neemias teve que estar vigiando constantemente, pois como registrado no
capítulo 6, seus adversários fingiram ser adoradores do Deus de Israel e com
ardis intentaram incitar Neemias a fazer algo que não era de sua competência. Neemias sabia o que estava fazendo e a quem
ele servia.
As advertências trazidas no livro de
Neemias continuam quando percebemos que o sacerdote Eliasibe levantou uma porta
a qual não há indicativo de que ela tivesse ferrolhos e fechaduras como aquelas
levantadas por outros trabalhadores da reconstrução, conforme apontado no
capítulo 3. Esse mesmo Eliasibe ainda se aparentou com Tobias e Sambalate (veja
os versos 4 e 28 do capítulo 13) enquanto Neemias passou um tempo fora de
Jerusalém (já ouviu que quando os gatos saem, os ratos fazem a festa?).
O capítulo 9 parece um bom resumo da história
de Israel de Gênesis até Esdras. O contexto dos capítulos anteriores e
posteriores a esse nos ensinam que devemos nos consertarmos de verdade ao
conhecermos a revelação das Escrituras, indicando mais uma vez que além de
confessar o pecado em arrependimento, é importante deixá-lo, conforme
mencionado em Provérbios 28:13.
“E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse.” – Neemias 8:8
O problema aqui é que essa confissão e
obediência pareciam mecânicos, nos dando a ideia de que os israelitas só
cumpriam a Lei quando um líder – neste caso, Neemias – estava presente entre
eles. O capítulo 13, por exemplo, trata dos diversos abusos exercidos pelo povo
enquanto Neemias, o governador, se fez ausente por um tempo em Jerusalém, e
ele, como um bom líder, aplicou as devidas correções: Eliasibe, como um
sacerdote, não foi um bom exemplo para o povo ao se aparentar com os inimigos
de Neemias; o povo não estava sustentando os levitas, como deveria acontecer; o
sábado estava sendo profanado e alguns judeus estavam se casando com mulheres
estrangeiras, da mesma forma que havia ocorrido no passado.
Diante
disso, Neemias não fechou os olhos nem foi omisso: ele fez o que precisava ser
feito sem temer os ataques intentados contra ele, e ao estar em diálogo
constante com Deus, o Senhor da obra, Neemias nos ensinou como ser um líder
exemplar que, além de reconstruir muros, fomenta uma reforma dentro de nossos corações
de modo que sirvamos ao Senhor em espírito e em verdade apenas pela motivação
de honrá-Lo no que quer que venhamos a fazer e nunca, nunca mesmo, deixemos de
servi-Lo por serviço algum ou por oposição alguma.
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