#310. Ageu: A Prioridade

Espalhe este texto!

#310. Ageu: A Prioridade

De nada vale termos todas as outras coisas se não tivermos o que nos distingue como filhos de Deus: a Presença dEle. Isso nos ensina a priorizar nosso relacionamento com Ele e cumprirmos a missão de espalhar o Seu reino.

A fim de entendermos melhor o contexto do livro de Ageu, vamos recapitular o básico da história bíblica até o momento: Deus elegeu Israel como Seu povo, resgatou-lhes da escravidão no Egito e levou-lhes à Terra Prometida. Entretanto ao chegarem em Canaã, o povo começou um processo de deterioração, divisão e idolatria. Por conta disso, Deus enviou Seus profetas, conclamando-os ao arrependimento, mas o povo contumaz e rebelde foi levado cativo – parte para a Assíria, parte para a Babilônia –, porém Deus lhes prometera que os traria de volta para sua terra natal, o que, de fato, Ele cumpriu, como sempre cumpre Suas promessas. É nesse cenário de retorno do exílio que se situam os livros de 1 e 2 Crônicas, Esdras e Neemias, onde o povo precisava recomeçar sua vida e reconstruir os muros de Jerusalém, como você pode acompanhar nos estudos sobre esses respectivos livros.

Como você pode perceber, Ageu (e Zacarias) profetizaram nos tempos de Esdras. O povo havia retornado de 70 anos no cativeiro e estavam começando um processo de reconstrução da cidade, do templo e de suas casas, porém em dado momento, eles deixaram de reconstruir o templo em Jerusalém para cuidarem de suas próprias casas. Um lembrete aqui é muito importante: o templo era o lugar da presença de Deus, onde o povo deveria se reunir para adorá-Lo – o que acabava por distinguir Israel de todas as outras nações: Deus habitava entre eles! –, e era por estarem falhando em priorizar o mais importante que as coisas outras não estavam fluindo.


A prioridade é ELE!

Dito isso, já sabemos que a questão principal trazida pelo profeta Ageu é encorajar Zorobabel (o governador), Josué (o sumo sacerdote) e o povo a continuarem a reconstrução do templo, exortando-os a lembrarem-se do seu passado e de que aquela seca que eles estavam enfrentando era uma consequência do rompimento da aliança, conforme mencionado em Deuteronômio 28:38-40. A essa mensagem, o povo responde de forma favorável.
“Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o SENHOR, e esforça-te, Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e esforça-te, todo o povo da terra, diz o SENHOR, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos, segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito permanece no meio de vós; não temais.” – Ageu 2:4-5

Na certeza de que o Espírito de Deus estava presente entre eles, o povo não precisava temer e poderia seguir adiante na reconstrução. Ezequiel 40-43 também traz visões a respeito da restauração do templo, e nessa certeza, Deus lhes diz que a glória do templo reconstruído será maior que a do primeiro, antes da destruição. Imagine, então, Jesus assumindo o papel do templo e anunciando-nos que hoje os verdadeiros adoradores não precisam ir até o templo para adorar ao Senhor, mas em espírito e em verdade, por meio dEle, o Pai é adorado! (Leia João 2:18-22 e 4:19-24)

O livro de Ageu prossegue com regras sacerdotais sobre a pureza/impureza cerimonial, onde Deus diz que a partir daquele dia, Ele os abençoaria e a maldição da seca passaria a ser revogada. Por fim, Deus dá uma palavra de ânimo tremenda para Zorobabel, dizendo ao governador que ele seria abençoado e que foi Ele mesmo, o próprio Deus, quem o escolhera. Com isso, há um futuro glorioso para o povo de Deus, o que também é um prenúncio da vinda de Cristo, pois por meio da esperança do presente tem-se a glória no futuro.

Referências:
Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.