#311. Zacarias: O Renovo

Espalhe este texto!

#311. Zacarias: O Renovo

A vinda do Grande Rei estava próxima. Era preciso arrumar a casa para recebê-Lo!
Prossigam, fiquem firmes, continuem subindo! Ele virá outra vez!

Os eventos do livro de Zacarias acontecem dois meses após os relatos do profeta Ageu. Em um livro repleto de imagens apocalípticas e de profecias a respeito de Jesus, Deus usa Zacarias para prosseguir encorajando o povo recém-chegado do exílio a continuar a reconstrução do templo, pois havia um futuro brilhante para o povo, um futuro de paz e de glória, em que seu Rei Supremo chegaria entre eles, e embora rejeitado e ferido – por morrer pelos pecados do Seu povo –, Ele triunfaria, destruiria os inimigos do Seu povo e levaria as nações a conhecer a Deus. Em suma: é desse Rei – o Renovo – o papel de revelar o reino eterno de Deus.

Zacarias: O Renovo


“Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.” – Zacarias 9:9
(cumpre-se em Mateus 21:5)

O livro traz, basicamente, duas seções. A primeira começa com um chamado ao arrependimento e prossegue com uma série de oito visões tidas por Zacarias – visões essas que são interpretadas por um anjo que falava com o profeta, a saber:

A primeira visão (os quatro cavalos) e a oitava visão (os quatro carros) mostram cavalos coloridos percorrendo a terra para dizer que ela está em descanso. Com isso, Deus está voltando para Jerusalém e o templo precisa ser reconstruído. A segunda visão (os quatro chifres) mostra que as nações que arrasaram Israel e Judá serão arrasadas também. Na terceira visão (Jerusalém é medida), Jerusalém será habitada novamente pelo Senhor, o Rei Soberano, e a guardará. A sexta visão (o rolo voante) representa maldições contra a desonestidade. O mal que habitava em Judá será banido da terra. De modo similar, na sétima visão (a mulher e a efa), a mulher com uma cesta está representando o pecado, impiedade sendo levada para a Babilônia.

No centro dessa primeira seção, encontram-se a quarta visão (o sumo sacerdote é acusado por Satanás e justificado por Deus) e a quinta visão (o castiçal de ouro e as sete visões). Enquanto a quarta visão refere-se à purificação de Josué (prenunciando Jesus como aquEle que virá para remover pecados), a quinta é um encorajamento a Zorobabel, onde Deus lhe diz que Seu Espírito realizará aquilo que é impossível aos homens. Em suma, essas duas visões são um encorajamento para esses líderes prosseguirem na reconstrução do templo, pois Deus estava com eles.

O final da primeira seção (capítulos 7 e 8) traz uma discussão a respeito da natureza do jejum além de anúncios sobre a futura bênção de Jerusalém por parte de Deus. Essa seção sobre o jejum nos ensina que não é lícito jejuarmos sem obedecermos. O verdadeiro jejum é expresso por meio de justiça e misericórdia.


“Estas são as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas. E nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu próximo, nem ameis o juramento falso; porque todas estas são coisas que eu odeio, diz o SENHOR.” – Zacarias 8:16-17

As segunda seção é composta por dois oráculos, por assim dizer. O primeiro deles (capítulos 9 – 11) traz um juízo contra diversos povos, mas, de forma semelhante a outros livros bíblicos, prossegue com promessas de restauração, o que aqui em Zacarias toma forma nas profecias sobre o Messias, o Cristo que breve virá ao mundo. É dEle o papel de reunir Seu povo espalhado pela terra. Ainda nesse primeiro oráculo Zacarias profetiza contra os pastores impenitentes, mas Ele anuncia também que eles virão a conhecer o Verdadeiro Pastor – que será rejeitado pelos Seus –.

Já no segundo oráculo (capítulos 12 – 14), Zacarias retoma a rejeição que o Verdadeiro Pastor teria por parte do povo e de que Ele seria ferido, mas, no fim, Seu glorioso reino apareceria. Em suma: Ele seria ferido, mas triunfaria e reinaria sobre tudo e todos, anunciando, assim, de modo mais amplo, o Grande Dia do Senhor, onde Deus derrotará finalmente todos seus inimigos, estabelecerá Seu reino e todas as nações virão adorá-Lo.


“E o SENHOR será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o SENHOR, e um será o seu nome.” – Zacarias 14:9

Para finalizar, uma nota: o nome Zacarias significa “Deus se lembra”. Seu livro nos lembra que é a Presença de Deus, Seu Espírito – como vimos em Ageu – que nos marca, nos distingue, nos fazer ser quem somos: Seus filhos! É Ele quem nos restaura! Restauração essa alcançada através da morte e ressurreição do Seu Filho eterno e unigênito: Jesus.

Referências:
1. Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.  
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.