#295. Ezequiel: A Restauração

Espalhe este texto!

#295. Ezequiel: A Restauração

Só podemos ser fiéis ao Senhor se o Seu Espírito habitar em nós! É Ele que nos fortalece e nos ensina a adorá-Lo!

Se os eventos mencionados por Isaías acontecem entre 2 Reis 15-20 e aqueles narrados por Jeremias vão de 2 Reis 22-25 (começando mais precisamente em 2Rs 23:35), os escritos do profeta Ezequiel cobrem uma parte dos anos que antecederam a iminente queda de Jerusalém profetizada por Jeremias, enquanto outra parte do livro traz mensagens de Deus já para o povo exilado na Babilônia.

O problema central trazido por Ezequiel é que em Jerusalém, o povo não só acreditava que sua cidade era inviolável, mas também que o exílio seria temporário, quando, na verdade, seria um episódio longo (e Jeremias já havia dito isso em Jr 28-29). É quando Ezequiel, direcionado por Deus, anuncia que Jerusalém seria, sim, destruída e que o Senhor abandonaria o templo (o que era algo impensável para o povo). Essa era uma consequência inevitável, afinal o povo estava mergulhado em uma vergonhosa idolatria e sincretismo.

Todos esses avisos para o povo são dados por Ezequiel através de atos simbólicos que remetiam ao cativeiro que o povo vivenciaria. As visões tidas pelo profeta Ezequiel são pesadas! Elas mostram o quanto, de fato, Israel era uma casa rebelde e o quanto nós, seres humanos, somos totalmente culpados e indesculpáveis diante do Deus Santo! Leia, por exemplo, os capítulos 8, 16 e 23 e entenda o quão vexatória era a situação de Israel!

Alguns capítulos do livro de Ezequiel trazem também profecias contra as nações com quem Judá se aliou, mostrando que eles também seriam punidos futuramente.

Ezequiel: A Restauração

A esperança de restauração do povo estava no futuro. Ezequiel também profetizou que eles teriam um novo Rei, um novo coração, uma nova terra e sua aliança com o Senhor seria renovada. Com isso, a Presença de Deus voltaria a habitar entre eles – o que vem a se cumprir por meio de Jesus, o Bom Pastor, e do Espírito Santo, o Presente do Senhor, que também é mencionado nas profecias de Ezequiel nos capítulos 36 e 37 –!

No fim, todos saberão que Ele é o Senhor, que Ele é Deus! =]

Referências:
Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.

Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.