#274. Josué: A Conquista

Espalhe este texto!

#274. Josué: A Conquista

Começou o cumprimento da promessa. Agora é permanecer em obediência e amor ao Senhor.

Em Josué, vemos a demonstração da fidelidade de Deus através do cumprimento da promessa que Ele fez a Abraão, de que ele e sua descendência herdariam as terras de Canaã, oque, de fato, acontece com êxito através da liderança de Josué, da tomada da terra por parte da segunda geração do povo que saiu do Egito, mas, sobretudo, por conta da certeza que podemos ter do cumprimento dos propósitos divinos.

Se é certo que o Senhor é fiel em cumprir Suas promessas, da mesma forma é certo que Ele executará Seus juízos. O povo que habitava Canaã antes de Israel era demasiadamente pecador. Seus vícios horrendos são descritos em Levítico 18 (atente-se aos versos 24 e 25). Ao conquistarem a Terra Prometida, Deus estava manifestando Sua ira em oposição a todas as formas de idolatria, Israel estava desfrutando da fidelidade de uma aliança com o Deus Criador e Canaã estava sofrendo a consequência dos seus terríveis pecados.

Josué enfatiza, ainda, a necessidade de uma fidelidade e obediência contínua por parte do povo de Deus para com Ele (atente-se para o contraste entre a vitória em Jericó e a derrota em Ai). Logo no início do livro, em Js 1:8, Deus orienta Josué a obedecer os mandamentos que foram registrados por Moisés. Por conta da desobediência e do pecado, o povo foi derrotado na primeira batalha contra Ai (leia Josué 7). Por outro lado, veja a aliança renovada após a conquista épica dessa cidade (leia Josué 8) e relatos da circuncisão e da celebração da Páscoa (leia Êxodo 12 e Josué 5).

Josué: A Conquista

Há muito mais nas entrelinhas do livro de Josué:

1. Deus se mostra sempre presente em meio às batalhas do povo. É Ele quem está no controle e comando absoluto de tudo, e em meio a isso, Ele ainda convoca o povo a se envolver nas batalhas, mas é Ele quem sempre está lutando com Israel. Tudo para que Ele habite entre um povo santo que ande em Seus caminhos e se mostre semelhante a Ele. Para tanto, é preciso andar em obediência a Ele e estar sempre preparado para as batalhas. É preciso ter coragem, se esforçar e não desanimar. É o Senhor dos Exércitos quem batalha por Seu povo! (leia Josué 1:6-9 e 10:25)

2. Enquanto Acã e sua família, judeus, perdem tudo, Raabe e sua família, estrangeiros, recebem herança e dádivas de Deus. Contrastante, não?! Por outro lado, atente-se para a simbologia de que a Lei (tendo Moisés como representante) não podia dar possessão ao pecador, mas veja que Josué teve um Capitão maior que ele mesmo! (leia Josué 5:13-15).

3. Depois da guerra virá o descanso. Em vários momentos no livro de Josué, esse tema é introduzido. Note, por exemplo, os versos 1:13,15; 14:15; 21:44; 22:4; 23:1 e compare-os com Salmos 95:11 e Hebreus 4.

4. É primordial consultar ao Senhor nas decisões que precisamos tomar e nos precavermos a fim de não fazermos aliança com o inimigo. Os gibeonitas descritos em Josué 9 faziam parte da lista de povos que deviam ser totalmente destruídos.

5. Ainda em se tratando de consultar ao Senhor, Josué introduz a exortação de que o povo deve consultar a Lei do Senhor (Deuteronômio, basicamente) a fim de que saibam como proceder. Se até ali, Deus falava através de sonhos, anjos e visões, agora nos é apontada Sua Palavra (leia Josué 1:8).
“E o Senhor lhes deu repouso de todos os lados, conforme a tudo quanto jurara a seus pais; e nenhum de todos os seus inimigos pôde resisti-los; todos os seus inimigos o Senhor entregou-lhes nas mãos. Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o Senhor falou à casa de Israel; tudo se cumpriu.” – Josué 21:44-45

Deus é mesmo muito bom, não é?! =]

Referências:

(1) FEE, Gordon; STUART, Douglas. Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 2013.

(2) Site Desfazendo Contradições - www.dc.golgota.org.
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.